(Foto: Banda B)

 

Apesar de ser um dos menores municípios do Paraná em tamanho, Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, é referência quando se fala em desenvolvimento econômico. São doze mil empresas instaladas, em um crescimento surpreendente para a região nos diversos setores. Foi isso que o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, Genésio de Siqueira Junior, destacou durante o Jornal Metropolitano, que foi ao ar neste domingo na Rádio Banda B.

“Pinhais é o menor município do Paraná e tem um problema de área para a entrada de grandes empresas. Por isso, nós sempre trabalhamos em outros setores: indústria, serviços e comércio, porque temos um ISS bom, o que é atraente para o setor de serviços, por exemplo”, descreveu o secretário à Banda B.

Com tantas empresas instaladas nas mais diversas áreas, o secretário destaca como tudo isso foi possível em um período de crise. “Tem uma equipe muito boa da prefeitura como um todo. Sempre fazemos pesquisas e diagnósticos para entender o processo econômico pelo qual o mundo está passando. Hoje nós vemos um crescimento no setor tecnológico. Como é um setor de trabalho sem poluição e espaço físico menor, isso é interessante para a economia da cidade”, destacou.

Justamente sobre isso, um dos pontos de mais destaque na cidade é o Centro de Empreendedorismo e Artesanato de Pinhais (Ceart), onde o munícipe tem uma chance de se lançar no artesanato e até conseguir verba para a sua empresa. “O local compreende os seguintes setores: sala do empreendedor, em parceria com o Sebrae, onde acontece a capacitação do seu negócio. Banco do Fomento: que disponibiliza até R$ 20 mil de empréstimo para iniciar o seu negócio. Além disso, temos cursos de artesanato, gastronomia e sobre como administrar o seu dinheiro. Nosso cliente maior é o nosso morador”, explicou.

Além desse apoio ao empreendedorismo, o secretário comenta a importância do desenvolvimento social das pessoas que moram na cidade. “Esse crescimento de nossa economia tem uma razão de ter acontecido. Pinhais é totalmente asfaltada, recebeu área de lazer, bosque e é livre do analfabetismo. Quando o empresário estuda a cidade, ele vê este conjunto de fatores que beneficia o crescimento da cidade e escolhe ela”, afirmou.

Rodada de Negócios

Outro ponto importante da fomentação do empreendedorismo é a Rodada de Negócios, onde empresas da cidade se encontram e trocam experiências. “Muitas empresas não se conhecem e ali saem negócios. Nosso sonho é que isso também englobe toda a região metropolitana, que é algo importante para nós. Acreditamos que esse momento difícil está passando e temos muito crescimento pela frente. Nossa região metropolitana tem muito a crescer, criar negócios, dar mais renda as pessoas, sem desigualdade social”, disse.

Futuro

Por fim, Genésio afirmou que no futuro a intenção é que Pinhais torne-se uma referência quando se fala em Turismo de Negócio. “Como não tem uma zona rural, a vocação de Pinhais é o turismo de negócio. Queremos mais um hotel e uma série de melhorias na infraestrutura para isso aumentar ainda mais”, concluiu.

Jornal Metropolitano

Com apresentação de Elizangela Jubanski e Luiz Henrique de Oliveira, o Jornal Metropolitano vai ao ar todo domingo, a partir das 7h, na AM 550. O programa destaca tudo sobre as cidades que formam a região metropolitana de Curitiba.