Acontece na tarde desta segunda-feira (3) uma importante reunião virtual do Fórum Metropolitano de Saúde, organizado pela Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba), na qual uma flexibilização das atividades econômicas deve ser decidida. A informação foi confirmada à Banda B pelo presidente da Assomec e prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wozniack, pouco antes de entrar na reunião.

(Foto: Divulgação)

 

Os decretos para Curitiba e também as cidades da região metropolitana terminam nesta semana e, por isso, mudanças devem ser definidas. Entre elas, está a liberação do funcionamento dos comércios e shoppings aos sábados. “A tendência é que se rume em uma melhora da flexibilização, com o comércio e shoppings podendo funcionar no sábado. Quanto aos mercados, aos domingos, isso também será debatido”, destacou à Banda B.

 

Sobre os bares, Wozniack afirmou que isso também será debatido entre os prefeitos da região metropolitana. “Toda atividade econômica está no foco. Se ela está paralisada, mediante a um bom regramento e compromisso do proprietário, a reabertura poderá ser avaliada. Tudo isso vai ser discutido entre os prefeitos e técnicos da Saúde”, destacou.

O prefeito ainda comentou sobre uma possível estabilidade no número de casos de covid-19 na região metropolitana. “Talvez a gente esteja em uma estabilidade na questão do número de casos e internamentos. O que a gente percebe, é que entrando para cinco meses de pandemia sem ter uma data prevista para quando vai acabar, é preciso buscar uma forma de regrar e assumir compromisso de funcionar os setores da economia, preservando a saúde das pessoas”, disse.

Curitiba

O decreto específico para Curitiba vence hoje. Sobre um novo documento, a Banda B entrou em contato com a Prefeitura e aguardará o retorno.