As Prefeituras de cidades da região metropolitana de Curitiba tornaram pública uma preocupação com os turistas curitibanos que estiveram nos pesque-pagues e rotas rurais sem respeitar as medidas de prevenção ao coronavírus. A informação foi confirmada em live nesta terça-feira pela secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, que lamentou a atitude de algumas pessoas. Com a previsão de sol para o fim de semana em Curitiba e região metropolitana, a expectativa é de um aumento ainda maior de turistas na região metropolitana neste fim de semana.

(Foto: Divulgação)

 

“Fui chamada a atenção no Fórum Metropolitano de Saúde (que acontece toda a segunda-feira com a presença de Curitiba e cidades da RMC) sobre o comportamento dos curitibanos na região metropolitana. Houve uma invasão de pesque e pagues, rotas do vinho e me passaram que não houve o respeito ao distanciamento social em espaços que não tinham como receber tanta gente”, desabafou Huçulak.

O Caminho do Vinho em São José dos Pinhais, por exemplo, teve um aumento de 30% no número de turistas. A secretária municipal de Saúde de São José dos Pinhais, Débora Chemin, confirmou que nem todos respeitaram as medidas de prevenção ao coronavírus. “Não pode levar crianças e as pessoas levam. Grupo de risco não pode se expor, e o grupo está se expondo. Além dos teimosos que não usam máscaras. É realmente uma situação muito difícil”, disse.

Segundo Débora Chemin, já neste fim de semana de feriado de Sete de Setembro, onde a previsão é de calor, haverá um barreira orientativa na entrada do Caminho do Vinho. “Vai ter uma orientação no Caminho dos Vinhos na entrada neste domingo. Entendemos que as pessoas estãa cansadas, mas elas precisam entender os riscos da pandemia e que ela não foi embora”, salientou.

A secretária de Saúde concluiu fazendo um apelo aos turistas e moradores de São José dos Pinhais. “O covid ainda está ai. Não temos vacina ou medicamento comprovados. Só temos a responsabilidade das pessoas, lavagem das mãos e distanciamento entre as pessoas para a gente conseguir realmente retomar as atividades”, finalizou.

Com a previsão de sol para o fim de semana em Curitiba e região metropolitana, a expectativa é de um aumento ainda maior de turistas na região metropolitana neste fim de semana.