A conta oficial do Instagram do chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, foi invadida na tarde desta segunda-feira (04). Na manhã de hoje (5), ele registrou um Boletim de Ocorrência no Núcleo de Combate aos Cibercrimes.

Os responsáveis pela invasão fizeram modificações e apagaram conteúdos. As alterações foram notadas pouco antes das 17 horas. Especialistas acreditam se tratar de uma tentativa de phishing, com o objetivo de roubar a conta e esvaziar as postagens.

Foto: Reprodução

 

O phishing, ou roubo de identidade online, é um dos ataques mais corriqueiros na Internet. Trata-se de uma fraude para obter informações confidenciais como nomes de usuário, senhas e detalhes de cartão de crédito, também usada para alterar ou criar postagens que não refletem as ideias e diretrizes da conta hackeada.

Nota

Guto Silva alerta as pessoas sobre a invasão e pede que desconsiderem novos conteúdos publicados, bem como ignorem eventuais mensagens ou solicitações enviadas usando a conta invadida @gutosilva1.

O registro foi enviado para o suporte do Instagram e Facebook para tentar agilizar a recuperação a conta. Por ser um perfil verificado e público, a expectativa é que a recuperação seja mais rápida.