Foto: SMCS

 

Estudo divulgado pelo Sindicato das Empresas de Ônibus (Setransp) mostra que cerca de três pessoas furam a catraca do transporte coletivo por minuto em Curitiba. De acordo com o levantamento, divulgado nesta sexta-feira (21), a média de invasões por dia é de 4.068. A estação-tubo campeã de embarques sem o pagamento de passagem é a Passeio Público sentido Terminal Santa Cândida, que tem uma média de 209 invasões por dia.

De acordo com o diretor-executivo das empresas de ônibus, Luiz Alberto Lenz César, chama a atenção o aumento de invasões por parte do passageiro chamado comum. “Criou-se um hábito que nos preocupa muito, já que pode inviabilizar o sistema. Precisamos punir essas pessoas de forma bastante efetiva, para que deixe de furar. É um desrespeito muito grande com quem está pagando, já que é uma pessoa que pode arcar com a tarifa”, explicou.

O passageiro comum é aquele que não faz parte de nenhum grupo, como torcidas organizadas ou estudantes em saída de aula.

Segundo Lenz, o prejuízo com os fura-catracas tem o valor de cinco biarticulados novos por ano para Curitiba. “O maior motivo para as invasões é a facilidade, depois a falta de punição. As empresas tomaram a iniciativa de oferecer ao poder público uma barreira para inibir os fura-catracas e isso está trazendo uma contribuição. Nós queremos que a ação da Polícia Militar e da Guarda Municipal, nós possamos diminuir e até acabar com os fura-catracas”, concluiu.

A pesquisa do Setransp foi realizada entre os dia 5 e 11 de novembro, nos 294 pontos de cobrança da cidade.

Confira as dez estações com maior número de invasões. Juntas, elas representam 25% do total registrado pela pesquisa. Os números levam em conta a média diária de invasões:

Estação Passeio Público Sentido Santa Cândida: 209

Estação UTFPR Sentido Pinheirinho: 114

Estação Cel. Luiz dos Santos Sentido Bairro: 106

Estação Antônio Meirelles Sobrinho Sentido Bairro: 92

Tubo China: 91

Estação Rio Barigui Sentido Centro: 89

Estação Fanny Sentido Pinheirinho: 87

Tubo Jardim Botânico: 80

Estação Rio Barigui Sentido Campina do Siqueira: 77

Tubo Osternack: 76