O Cemitério Vertical de Curitiba realiza, no próximo domingo (11), uma programação especial de Dia dos Pais. O tema do evento deste ano será “Pai, porto seguro” e contará com missa solene, apresentações musicais, além de palestra sobre a perda paterna e o enfrentamento do luto.

(Foto: Reprodução/Jornal da Banda B)

De acordo com Elaise Kruginharski, coordenadora do Serviço de Assistência Social do Vertical, o pai é o responsável pelo direcionamento da família, traz equilíbrio e serve como referência para os filhos. “O pai é diferente da mãe, que acolhe e é mais emoção. O pai é a pessoa que direciona os filhos e a família, então ele tem um papel fundamental. Ele vai dar significado para a vida, equilíbrio emocional, tranquilidade. A base de tudo é o pai, por isso ‘Pai, o porto seguro'”, explicou Elaise.

O evento tem como objetivo ser um momento de acolhimento para todos os membros da família que ainda estão passando pelo processo de luto com a perda da figura paterna.

Uma missa solene, com participação de Marise Farias Produções Musicais, abrirá o dia às 9h. Às 14h30, está marcado um encontro com o grupo de apoio do cemitério e palestra com a psicóloga Adriana Sampaio sobre o tema “O significado da perda paternal”.

“Nós queremos acolher e trazer a emoção desse dia como uma forma de confortar e minimizar a dor daquelas que perderam os pais. A psicóloga Adriana Sampaio vai trabalhar a ausência do pai, para aquelas pessoas que ainda não conseguiram superar o luto, que na verdade é uma construção, um momento de resignificação da presença desse pai que não está mais aqui fisicamente, mas está presente dentro do coração”, disse a coordenadora que trabalha há 21 anos no Cemitério Vertical e já acompanhou muitas histórias de dor pela perda de um ente querido.

“Precisamos entender que cada um é diferente. Algumas pessoas superam a dor da morte em um mês, já outras precisam de oito meses ou mais para superar esse acontecimento”, disse ela.

Confira a programação abaixo:

Domingo (11/08)

9h – Missa Solene – Com participação de Marise Farias Produções Musicais

14h30 –  Palestra com a psicóloga Adriana Sampaio – “O significado da perda paternal”

15h30 – Celebração Ecumênica – Com participação de Marise Farias Produções Musicais

 

Quem tiver qualquer dúvida sobre a programação, pode ligar para o Cemitério Vertical pelo telefone: 0800 41 6902.