A partir desta sexta-feira (7) estão abertas as inscrições para o curso sobre Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. As inscrições devem ser realizadas no Centro de Empreendedorismo e Artesanato de Pinhais (Ceart), onde também será ministrada a capacitação.

(Foto: Divulgação)

A capacitação, que será realizada do dia 24 a 28 de junho, das 14h às 17h, não é para iniciantes, é voltada para quem já trabalha na área de alimentos. O curso oferece conhecimento aprofundado sobre as boas práticas na manipulação de alimentos que devem ser respeitadas para garantir a qualidade higiênico-sanitária dos produtos, em conformidade com a legislação vigente.

Para participar é necessário ter no mínimo 18 anos e ter cursado o 5º ano do ensino fundamental. Conforme o interessado se enquadre nos requisitos exigidos deverá apresentar xerox do RG e CPF, ou carteira de motorista, e comprovante de residência em seu nome ou alguma correspondência que comprove que reside em  Pinhais, carteira de trabalho ou comprove ser Microempreendedor Individual (MEI). No ato da matrícula, pede-se a doação de uma lata de leite em pó ou pacote de leite em pó que será encaminhado a instituições do município.

A carga horária é de 15h. O conteúdo abordado será:

Legislação – portaria e resolução do Ministério da Saúde; Controle de perigos; definição e qualificação; microbiologia básica; contaminação alimentar; controle dos perigos e ações corretivas; registros e coleta de amostras.

Boas práticas – estrutura física; controle de água; controle de pragas; controle da saúde do manipulador; higiene e comportamento pessoal; uniformes; comportamento no trabalho; higienização de superfícies; tratamento do lixo e regras para visitantes; controle de fornecedores; pré-preparo de alimentos.

Controles na produção – preparo e porcionamento de alimentos; utilização de sobras; coleta e guarda de amostras.

Serviço

O Ceart está localizado na Avenida Ayrton Senna da Silva, 2842, bairro Estância Pinhais, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (41) 3901-5826.


No tópico: RMC