Cavalo está bastante debilitado. Foto: DM/Banda B

 

Um cavalo ferido está há três dias abandonado nas ruas de Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba. Desde a noite deste domingo (18), o animal não consegue ficar em pé e os moradores já não sabem o que fazer para minimizar o sofrimento dele. A Prefeitura de Almirante Tamandaré afirmou que uma veterinária fará uma avaliação no cavalo, ainda pela manhã.

Moradores disseram à Banda B que o cavalo está na região do Jardim Monte Santo desde sexta-feira passada. “Faz três dias que ele está aqui, minha irmã deu água pra ele, um pecado. Bastante gente ligou para a prefeitura, ele está machucado, se debateu bastante durante a madrugada, desde ontem ele não levanta”, disse Elude Cândido, que mora na região.

Equipe da prefeitura no local. Foto: DM/Banda B

Também morador, Luiz da Silva Vaz foi até a rua São Manoel, quase esquina com a rua São Miguel, para ver o cavalo. “A minha esposa passou aqui cedo e me contou que o animal estava em uma situação bem debilitado. Ontem ele não estava aqui sentado, pelo menos bem aqui não estava, estão dizendo que ontem de dia ele conseguia andar”, comentou à Banda B.

Não há informações concretas sobre o tutor do cavalo, mas a alegação dos vizinhos é que o animal foi abandonado por estar ferido.

Retorno

A Banda B entrou em contato com a Prefeitura de Almirante Tamandaré e foi informada que, até o presente momento, nenhum protocolo tinha sido aberto sobre o abandono do animal. No entanto, a assessoria afirmou que uma veterinária da Secretaria do Meio Ambiente está se encaminhando até o local para avaliar o cavalo e, logo em seguida, uma equipe da prefeitura trabalhará na identificação do dono para notificá-lo. Caso o tutor do animal não seja encontrado, a Prefeitura de Almirante Tamandaré fará contatos com organizações sociais, já que não possui local para abrigá-lo.

Ainda, a prefeitura informa que o canal de atendimento 156 está disponível para toda a população e pode ser usado em casos como abandono de animais.