Mais de três mil casais paranaenses irão oficializar a união civil gratuitamente em mais uma edição do casamento coletivo do Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão na próxima sexta-feira (4), às 18h. Por causa da pandemia de Covid-19, a cerimônia, que será transmitida ao vivo, acontecerá de forma virtual.

Além do Poder Judiciário do Estado do Paraná e o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, a Prefeitura de Curitiba e a de 71 munícipios estão por trás do evento. Ainda, os Cartórios de Registro Civil dessas cidades também estão envolvidos.

Foto: EBC

Com restrição ao público, a cerimônia será realizada no Sesc São José dos Pinhais e vai ser transmitida pelo site do Sesc-PR para todo o Paraná. Cerca de 100 pontos de transmissão simultânea serão distribuídos em unidades do Sesc, Cartórios de Registro Civil, escolas municipais e Tribunais do Júri.

A cerimônia principal será celebrada pela Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Joeci Machado Camargo, coordenadora do Programa Justiçano Bairro. O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado, Darci Piana, e o presidente do TJPR, Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, estão entre as autoridades confirmadas.

O mestre de cerimônia será o jornalista Sandro Dalpícolo, da RPC. O casamento contará com a benção ecumênica, músicas, troca de alianças e o tradicional “sim” dos noivos.