Conhecido como um dos cartões postais da cidade, o Bondinho da Leitura da Rua XV , no Centro de Curitiba, foi pichado na madrugada desta terça-feira (18). A ação ocorreu dois dias após uma limpeza feita nos prédios que estavam pichados na Rua XV, que foi realizada pela Associação Comercial do Paraná (ACP).

Foto: Colaboração.

Um morador da cidade que passava por ali desaprovou a ação dos pichadores. “Como fazer para resolver isso? Estamos numa região que tem bastante policiamento e mesmo assim essas coisas acontecem?”, disse.

Outro rapaz também disse à Banda B que isso pode pode prejudicar a imagem da cidade. “Um turista que vê a pichação vai pensar que aqui é só bagunça. Podíamos ter mais respeito com o patrimônio histórico” , protestou.

A Prefeitura informou que fará a limpeza da pichação na tarde desta terça-feira (18).

Despichação

No último domingo (16) a Associação de Comerciantes do Paraná (ACP) realizou um serviço de “despichação”, nas fachadas e portas de estabelecimentos comerciais da rua VX, previamente definidos, tendo o objetivo de deixar a rua mais famosa de Curitiba livre de pichações.

A ACP teve o apoio dos escoteiros Santos Dumont e São Judas Tadeu e membros da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB) na limpeza e pintura dos prédios entre a Presidente Faria e a Praça Osório.

Patrimônio

O Bondinho é um dos pontos referência da cidade e tradição no turismo. Instalado na Rua XV, em outubro de 1973, após a criação do calçadão da Rua das Flores, o equipamento era conhecido como “estacionamento de crianças”, já que a proposta era ser local privilegiado para o atendimento de crianças, enquanto os pais ou responsáveis iam às compras ou realizavam outras atividades na área do calçadão.

Após a restauração, que levou aproximadamente cinco meses para ser concluída, o patrimônio foi reaberto, em novembro de 2018, e passou a ser chamado de Bondinho da Leitura. O acervo atual conta com mais de 2.500 livros que podem ser lidos dentro do local ou emprestados por meio de um cadastro pessoal, com documento de identificação e endereço.

Nota da Prefeitura

A Prefeitura de Curitiba informou por meio de nota que a limpeza do Bondinho já está sendo providenciada. Leia a nota na íntegra:

A Fundação Cultural de Curitiba já está providenciando a limpeza do Bondinho da Rua das Flores, que amanheceu pichado nesta terça-feira (18). O Bondinho é uma das unidades da Coordenação de Literatura da Fundação Cultural, e funciona como posto de atendimento para empréstimo gratuito de livros e atividades de incentivo à leitura.