O Corpo de Bombeiros atendeu a uma inusitada ocorrência no fim da tarde deste quarta-feira (22). Uma moradora do bairro CIC, em Curitiba, percebeu um gavião carcará preso na copa de uma árvore, próxima da casa onde morava, na rua Orestes Thá, e informou as equipes que ele estaria machucado. Ao chegar no local, os bombeiros notaram que a ave estava com um fio cerol enrolado em uma de suas patas. A linha amputou duas das garras do animal.

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

De acordo com o sargento Brás, um dos responsáveis pelo resgate, o gavião se encontrava em uma altura próxima dos oito metros, o que dificultou o trabalho das equipes. “Utilizamos todo o nosso material para retirá-lo, pois ele foi se enrolando no fio. Como um animal desse não tem força suficiente para arrebentar a linha, o caso foi grave. Usamos um estilete para cortar o cerol, que estava prendendo a circulação da ave e já havia amputado duas das garras”, contou à reportagem da Banda B.

 

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Apesar da dor que nitidamente sentia enquanto era resgatada pelos bombeiros, o pássaro não se mostrou hostil em momento algum. “Ele poderia ter bicado ou atacado os agentes, mas por estar cansado acabou colaborando e foi muito dócil o tempo todo”, confessou o sargento.

Após os primeiros atendimentos, foi constatado que a ave corre o risco de perder uma das patas. Diante do grave estado de saúde do animal, o Corpo de Bombeiros pediu a ajuda de um veterinário voluntário que prestou os primeiros socorros ao animal.

Foto: Daniela Sevieri/Banda B

“Em questão de temperatura e frequência cardíaca ele está normal, mas acredito que a ave tenha tido uma ruptura de tendão na garra esquerda, ou também pode ser um edema”, contou o veterinário André Ribeiro. “Então eu mediquei para ver se daqui algumas horas volta a movimentação do membro. Acredito que ele vá se recuperar”, reforçou o profissional.

Apesar do otimismo, ele revelou que o animal não poderá voltar à natureza. “Infelizmente o gavião não terá a vida que tinha antes. Ele vai precisar ficar com um tutor ou em um cativeiro do governo”, finalizou.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Bombeiros resgatam gavião que teve garras amputadas por fio de cerol em Curitiba

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.