Janete Kowalski Martin hoje respira aliviada. Ela é a avó das três crianças que foram jogadas de um apartamento em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, durante um incêndio na última sexta-feira (8). Janete se recupera na casa da irmã e já recebeu a visita das netinhas.
Em entrevista à Banda B, nesta segunda-feira (11), Janete disse que fez de tudo para não precisar jogar as netas do 4º andar do prédio, mas não teve saída.

“Estava com as crianças no apartamento e senti um cheiro de queimado. Olhei na janela e vi fumaça. Foi então que peguei minhas netinhas e fui para a porta, mas não dava pra ver mais nada por causa da fumaça. Fui até a janela e pedi socorro. Um vizinho de baixo me alcançou toalhas molhadas pra dar pras crianças. Esperei o que deu, mas como os bombeiros não chegavam e as crianças já estavam desmaiando, fui obrigada a jogá-las lá de cima”, contou.
Janete tomou esta difícil decisão quando os vizinhos colocaram colchões e lonas e pediram que ela jogasse as netas e pulasse.
“Segurei o que pude porque estava com medo de jogar as crianças daquela altura, mas não teve jeito. Me obriguei a fazer isso e fiz por amor a elas, pra salvar a vida das minhas netas”, relembra.
Primeiro ela jogou a bebê Fernanda, de 11 meses. Em seguida, jogou Sophia, de cinco, e Rafaelle, com 7 anos. As crianças não se feriram e Janete machucou a coluna, mas se recupera.
O fogo começou no apartamento do primeiro andar e foi controlado com a chegada dos bombeiros.
A avó diz que hoje sabe que tomou a decisão certa. “Hoje sei que fiz o certo porque vejo minhas netinhas dizendo que me amam, vejo elas brincando… estou feliz e isso me faz prosseguir”, contou.
Assista ao vídeo do momento da queda: