A Associação Comercial do Paraná (ACP) fez um apelo, nesta terça-feira (8), para que o comércio de Curitiba esteja aberto no domingo antes do Natal. Em entrevista à Banda B, o presidente da entidade, Camilo Turmina, disse que a abertura vai dar mais tempo para que os consumidores obtenham alimentos e presentes, evitando aglomerações em momentos de abertura.

Foto: SMCS

“Nós achamos que se mantivermos ainda no próximo domingo, não há problema, mas o domingo antes do Natal, é muito especial para o varejo. Nós vamos implorar ao prefeito que, a exemplo de outras cidades, permita que a gente possa trabalhar, senão teremos uma aglomeração em supermercados para atender necessidades”, disse Turmina.

O apelo da ACP é para que o horário seja ampliado para restaurantes até 23 horas e que o comércio seja aberto no dia 20.

O ‘lockdown’ aos domingos foi definido pela Prefeitura de Curitiba na última sexta-feira (4) e é válido, inicialmente, até o dia 18. Segundo a normativa, apenas panificadoras e postos de combustível podem abrir aos domingos.

Expectativa para o Natal

Segundo Turmina, a expectativa para o Natal é muito boa, mesmo em meio a pandemia. “Lógico que tivemos essas restrições e isso cria um certo impacto, mas nada que a gente não vá tentar tocar com saúde. A economia precisa andar paralelamente e isso é o grande objetivo de todos, tanto lojistas, quanto consumidores”, comentou.