O Cine Passeio, espaço da Fundação Cultural de Curitiba, reabrirá para o público neste sábado (17), quando completa exatos sete meses de fechamento em razão da pandemia do novo coronavírus em Curitiba.

Foto: Daniel Castellano/SMCS

Segundo a Prefeitura de Curitiba, a retomada ocorre dentro de rigorosos protocolos sanitários, e poderá ser alterada de acordo com as orientações das autoridades de saúde pública.

O fluxo de pessoas dentro do espaço será diferente do que o público estava acostumado. O espaço ficará um pouco menor.

Com horário reduzido de funcionamento, das 13h às 22h, também de terça a domingo. Nesta retomada serão apenas duas sessões por dia, em duas salas (Ritz e Luz). Das 91 pessoas por sala, serão liberadas apenas 36 lugares.

Sistema de bilheteria será com cálculo automático de distanciamento social entre os assentos, dispensando assim o bloquei físico das poltronas que não poderão ser ocupadas.

No intervalo entre uma sessão e outra será feita a sanitização das salas com produto desenvolvido especialmente para salas de cinema e aprovado pela Anvisa.

Os sistemas de ar condicionado foram higienizados, incluindo os dutos. Durante as sessões haverá renovação de ar exterior e após o término do filme, as salas serão abertas para ventilação.

A cafeteria também volta a atender o público. Ficam fechados para circulação o terraço e as salas do subsolo.

A equipe do Cine Passeio foi capacitada para atender a todos os protocolos de segurança, que inclui ainda dispensers de álcool em gel 70%, uso de máscara dentro do espaço, banheiros limitados a duas pessoas por vez e o elevador a uma pessoa, exceto se for da mesma família ou convívio social, quando serão permitidos dois usuários.

Todas as salas serão sanitizadas e higienizadas ao início e término de cada sessão, piso com sinalizações de distanciamento.

As sessões serão acompanhadas por um funcionário, que supervisionará o atendimento aos protocolos de segurança. Cada pessoa deverá permanecer sentada em seu assento, que não poderá ser trocado. O consumo de alimentos e bebidas será proibido dentro das salas de exibição.

A saída será organizada por fileiras, começando pela mais próxima da tela, para evitar aglomerações.

Programação de retorno

A volta do Cine Passeio ao público será com o festival de filmes do diretor Christopher Nolan: A Origem, Dunkirk, Interestelar entre outros. A mostra é uma retrospectiva da carreira do diretor, que em breve estreia no País com o filme Tenet.

Os filmes apresentados serão “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, às 14h30 e “A Origem”, às 18h30, na Sala Cine Ritz, e “Interstelar”, às 15h, e “Dunkirk”, às 19h10, na sala Cine Luz.

As sessões ocorrem nos mesmos horários em todos os dias, até 21 de outubro.

Os ingressos custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia-entrada) e podem ser adquiridos no site www.ingresso.com, ou na bilheteria do local, aberta de terça a domingo, das 13h às 19h30