Um time de futebol amador que, inicialmente, tinha como intenção apenas reunir amigos para uma partida acabou se transformando em um grupo que organiza inúmeras ações sociais em benefício de sua comunidade. Neste Natal, como estão fazendo desde 2016, os integrantes da Associação Esportiva Família Iracema irão presentear com um “kit recheado” algumas crianças carentes da região do bairro Capão da Imbuia, em Curitiba.

(Foto: Banda B)

Almir dos Santos, vice-presidente da associação, conta que tudo começou em 2016 e conforme a reunião de amigos foi crescendo veio a vontade de organizar ações solidárias. “A Família Iracema começou em 2016 com partidas de futebol entre amigos do Conjunto Iracema. Jogávamos aos domingos no Hauer e com o tempo fomos crescendo até chegar a jogar do lado do estádio Pinheirão. Foi quando resolvemos fazer um Natal Solidário e distribuímos uns pacotes de bala para a criançada. Vendo a alegria que proporcionamos, colocamos em nossa agenda para repetir a ação nos outros anos em datas especiais e não só ficar no futebol”, disse Almir.

O presidente da associação, Otávio Soares, afirma que a comunidade do Capão da Imbuia é muito pobre e que a ideia das ações solidárias vieram de alguns dos fundadores do time. “A gente vem da comunidade do Capão da Imbuia, que é bem pobre, e um pessoal que fundou o clube que resolveu reunir todo mundo para distribuir os presentes em uma carreata no Natal. O primeiro Natal Solidário foi em 2016 e em 2017 já conseguimos comprar a fantasia azul do Papai Noel azul, que é a cor do nosso time”, disse Otávio.

Antes de virar associação, o time começou a participar de campeonatos e aos poucos foi ganhando destaque na região, e o futebol entre amigos do final de semana começou a receber varias solicitações de jogadores amadores interessados em fazer parte da equipe. Muitos admiradores do futebol amador também começaram a frequentar os jogos e logo a equipe já tinha um treinador, torcida organizada e festa a cada vitória.

Apenas em 2018, com toda a trajetória do time e com a intenção de contribuir cada vez com a comunidade, a Associação Esportiva Familia Iracema nasceu.

E não é apenas no Natal que os amigos exercem a solidariedade. Na Páscoa deste ano, cerca de 500 kits de chocolate foram distribuídos graças às doações financeiras que a associação recebe através dos canais nas redes sociais. “Buscamos divulgar o nosso trabalho pelo nosso Facebook e Instagram, onde o pessoal acaba mandando um apoio financeiro para gente comprar os kits e brinquedos para as crianças. Na Páscoa, nós conseguimos 500 kits de chocolate”, lembrou Almir.

Atualmente, a Família Iracema conta com quatro equipes de futebol. “Hoje temos quatro quadros de futebol, sendo três times de futebol de campo e um de futsal. O time A é o principal, já o time B é mais para treino, mas os atletas que se destacam são puxados para o time principal. O time A joga desde 2017 a Copa Curitiba, tendo iniciado na série C, e em 2020 irá jogar a séria A do campeonato. Também temos o time quarentinha para os mais velhos e o time feminino”, explica o vice-presidente.

Hoje a associação conta com cerca de 100 atletas e ainda tem como projeto criar a Escolinha de Futebol para crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade social para moradores da região do Capão da Imbuia.

Quem quiser ajudar a Família Iracema pode entrar em contato pelos canais nas redes sociais ou pelo telefone de Almir 9 8522-3397.