A Associação dos Amigos do HC, organização sem fins lucrativos que promove ações para ajudar o Hospital de Clínicas da UFPR, está arrecadando alimentos e outros itens necessários para receber os funcionários do hospital no alojamento do estádio Couto Pereira. O local, que é usado pelos jogadores das categorias de base do Coritiba, será utilizado pelos profissionais que estão atuando na linha de frente do tratamento das pessoas infectadas pela covid-19 e precisam de um local para ficar após o horário de trabalho, assim evitando a transmissão da doença para familiares.

(Foto: Geraldo Bubniak/AGB)

De acordo com o presidente da associação, Pedro de Paula Filho, o local irá contemplar espaço para dormir, fazer refeições e higiene pessoal, além de área para lazer. “Para montar a estrutura do alojamento, contamos com doações de eletrodomésticos, roupa de cama e banho e materiais de higiene. Sobre as refeições no local, a parte de nutrição do hospital vai determinar o que será servido e tudo será preparado por uma empresa que já atende o HC, sem custos adicionais. Por isso, também estamos buscando a doação de alimentos”, explicou Filho.

A superintendente do HC, Claudette Reggiani, afirma que cerca de 80 pessoas já mostraram interesse em utilizar o alojamento. O local será destinados para profissionais na linha de frente do combate ao coronavírus e que não apresentam sintomas respiratórios. “O local é para pessoas que estão atuando na linha de frente e não apresentam sintomas respiratórios. A gente está preparando toda a logística, por exemplo, aqui não podemos usar beliches e as camas tem que ter pelo menos 1,5 metros de distância uma da outra. O espaço é rotativo, de acordo com a carga horária de cada um”, detalhou ela.

Além de proteger os profissionais da contaminação pelo vírus, Reggiani explica que o HC também está preocupado com a saúde mental dos seus funcionários. “Estamos proporcionando para todos os nossos servidores a proteção individual (EPI’s) para que eles não se contaminem, mas também pensamos na parte emocional. Os serviços de psiquiatria e de educação física do hospital vão atuar com os funcionários no alojamento para ajudar todos a ficarem emocionalmente estáveis”, afirmou Reggiani.

As doações de alimentos serão recebidas todas as terças e quintas, das 9h às 17h, na própria associação, que fica na rua Agostinho Leão Junior, 336, no bairro Alto da Glória, em Curitiba. Você também pode entrar em contato com a associação pele telefone (41) 3091-1012 e fazer doações financeiras acessando o site amigosdohc.org.br.

O alojamento deve começar a receber os profissionais já nesta segunda-feira (6).