Na tarde de sábado e na manhã de domingo um mistério intrigou moradores de bairros de Curitiba e São José dos Pinhais. Um avião voando baixo e em círculos, como se estivesse prestes a fazer um pouso de emergência. Muitos internautas questionaram: O que está acontecendo?

 

“Notei um avião está tarde sobrevoando Curitiba de forma muito estranha. Vocês sabem o que estava acontecendo? Parece que está dando voltas e não consegue pousar”, questionou um internauta na noite se sábado.

A Banda B foi atrás das respostas e descobriu junto a Infraero que a aeronave é do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), ligado a Força Áerea Brasileira (FAB). O GEIV realiza testes para saber se os dados fornecidos pelos equipamentos de auxílio à navegação são confiáveis. Neste fim de semana, a operação aconteceu no Aeroporto Internacional Afonso Pena.

Confira a nota enviada pela Infraero

A Infraero esclarece que nos dias 7 e 8 de dezembro (sábado e domingo últimos) os equipamentos de auxílio à navegação aérea do Aeroporto Afonso Pena passaram por testes realizados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Para a avaliação de tais sistemas, uma aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) foi destacada para o trabalho e, por isso, pousou e decolou por diversas vezes, durante o final de semana, no aeroporto. Durante o período de testes, realizados sob os mais rigorosos padrões de segurança, não foi constatado nenhum impacto nas operações do Aeroporto Afonso Pena.