Morango é uma delícia, mas você sabia que essa frutinha não é exatamente uma fruta, mas sim um pseudofruto? Pseudofruto, ou “falso fruto”, é um desenvolvimento de um tecido vegetal adjacente à flor que sustenta o fruto, de forma que este se assemelhe em cor e consistência a um fruto verdadeiro (que, por definição, é proveniente do desenvolvimento do ovário).

A parte suculenta do morango, que nós consumimos, não se desenvolve a partir do ovário da planta, mas é um tecido de outras partes florais.  O morangueiro é uma planta da família das Rosáceas, ou seja, da mesma família das rosas, com uma média de 200 sementes do lado de fora.O morango é uma delícia, mas você sabia que essa frutinha não é exatamente uma fruta, mas sim um pseudofruto? Pseudofruto, ou “falso fruto”, é um desenvolvimento de um tecido vegetal adjacente à flor que sustenta o fruto, de forma que este se assemelhe em cor e consistência a um fruto verdadeiro (que, por definição, é proveniente do desenvolvimento do ovário).

Morangos frescos são ricos em água, possuem poucas calorias (em 100 gramas possuem apenas 32 calorias), e têm diversos nutrientes, como vitamina C, manganês, potássio, fósforo e vitaminas B6, B9, K e E.

Veja quais são os benefícios dessa frutinha que não é fruta para a saúde:

Saúde intestinal 

Além de ser rico em fibras, que auxiliam na função intestinal, o morango possui substâncias que podem ajudar a eliminar toxinas. Segundo alguns estudos, comer 200 gramas de morango todos os dias pode contribuir para a redução da inflamação intestinal e aumentar as bactérias boas.

Pressão arterial

Rico em potássio, o morango pode ajudar na regulação da pressão arterial. Ele tem também ação diurética e laxativa, que equilibra os níveis de sódio e minerais que causam retenção de líquido.

Envelhecimento precoce 

Devido à quantidade de flavonoides e licopeno, o morango age como antioxidante, combatendo os radicais livres que causam envelhecimento precoce de todos os órgãos.

Glicemia

Por ser um alimento de baixo índice glicêmico (IG), pode ser um aliado no controle da glicemia, pois o morango diminui a resposta glicêmica à sacarose. Os chamados polifenóis são substâncias que contribuem para a digestão gradual dos carboidratos simples. Isso é vantajoso porque não há liberação descontrolada de insulina.

Prevenção do câncer

As antocianinas e o ácido elágico presentes no morango são substâncias que podem ajudar a evitar alguns tipos de câncer, principalmente do trato digestivo. Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou que, além de combater os radicais livres, o morango regula a metabolização de enzimas carcinogênicas.

Pele

A alimentação equilibrada contribui para o bom funcionamento de todo o organismo. O consumo de 10 unidades de morango ou suco sem adição de açúcar por pelo menos 3 vezes na semana pode melhorar o aspecto da pele, pois ele é rico em antioxidantes que contribuem para a renovação das células.

ALERGIA A MORANGO

Considerado um alimento alergênico, o morango pode causar reações imunológicas em algumas pessoas. Entre os sintomas mais comuns podem estar inchaço na garganta, principalmente, formigamento, manchas repentinas na pele, náuseas, vômito e diarreia.  O suporte médico adequado é fundamental nesses casos. O especialista determinará o melhor tratamento para as reações, que variam individualmente.

CONSUMO E CONSERVAÇÃO

Separamos algumas dicas para você aproveitar bem os seus morangos:

  • Prefira os morangos orgânicos;
  • Morangos pequenos e médios costumam ser mais docinhos, enquanto os maiores podem ser aguados;
  • Selecione os que estão com a casca e o talo com cores bem vivas e brilhantes;
  • Nunca deixe o morango na embalagem original;
  • Separe e jogue fora os que estão mofados e muito amassados;
  • Morangos são sensíveis à umidade, portanto lave somente quando for usar;
  • Se não for usar no mesmo dia, coloque na geladeira em pote fechado com papel toalha para absorver a umidade e deixe um pequeno espaço entre eles;
  • Se pretende congelar, lave, deixe escorrer bem a água e retire as folhas;
  • Separe as porções que costuma usar. Após descongelar, use-as por completo;

Abaixo, você confere duas receitas deliciosas usando morango:

Torta de morango

Ingredientes:

Massa
1 xícara de farinha de trigo integral
1 gema batida
100g de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio
700 ml de leite
4 colheres de amido de milho
2 gemas peneiradas
1 lata e meia de leite condensado

Cobertura
Morangos lavados e cortados ao meio
1 gelatina de morango

Modo de preparo:
Coloque a farinha em um recipiente, faça um buraco, coloque todos os outros ingredientes da massa e mexa-a até ficar homogênea e lisa. Forre ela por completo na assadeira, como uma torta. Coloque no forno por 20 minutos ou até começar a ficar douradinha nos lados. Reserve.

Mexa todos os ingredientes do recheio na panela até se soltar por completo, formando um creme homogêneo. Deixe esfriar e jogue na assadeira, com a massa já assada. Para a cobertura, coloque os morangos um ao lado do outro, até que feche por completo de morangos em cima. Faça a gelatina de morango normalmente e, quando ela estiver numa consistência que dê para pegar de colher, mas ainda esteja meio mole, use para cobrir a torta. Coloque novamente para gelar e sirva quando a gelatina estiver firme.

*Receita GShow

Smoothie de morango e manga

Ingredientes

1 copo de manga congelada em cubinhos
1 copo de morango congelado
1 copo e meio de leite de soja ou tradicional

Bata todos ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

 

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Banda B.