A batata-doce é um alimento muito nutritivo e cheio de benefícios para a saúde. Confira quais são eles e mais algumas dicas!

A batata-doce é considerada um carboidrato saudável. A cada 100 gramas de batata-doce, o tubérculo tem aproximadamente 77 calorias, 26 gramas de carboidrato e 4 gramas de fibras. Além disso, é muito nutritiva: entre as vitaminas encontradas na batata-doce, estão a A, E, C e K e do complexo B, além de  sais minerais como zinco, cálcio, magnésio, ferro, manganês e potássio.

A safra da batata-doce é mais abundante entre março e agosto. Existem diferentes colorações da polpa desse legume – é possível encontrar batata-doce roxa, branca, amarela e avermelhada.

Saiba mais sobre alguns benefícios desse alimento tão querido por tanta gente:

Controla o açúcar no sangue

Por ser um tubérculo rico em fibras solúveis, a batata-doce pode contribuir no controle da glicemia. É um carboidrato complexo, com baixo índice glicêmico. Uma das vantagens disso é em relação à liberação gradual da insulina. Isso significa que não haverá excesso para ser estocado na forma de gordura.

Auxilia na obtenção de massa muscular

A batata-doce é uma fonte de carboidrato que dá energia, controla o apetite, melhora o desempenho durante os treinos e pode evitar câimbras.  Por ser de absorção lenta, evita picos de insulina. É uma opção saudável para equilibrar a ingestão entre proteínas e carboidratos. Isso tudo auxilia no ganho de massa magra, principalmente em praticantes de musculação;

Ação antioxidante

Por ser uma fonte de antioxidante, protege o organismo do ataque dos radicais livres, um processo que ocorre naturalmente em e que é responsável pela aceleração do envelhecimento e pelo desenvolvimento de doenças. Um exemplo desses antioxidantes são as antocianinas, que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimutagênicas. Além disso, outra vantagem é a eliminação de toxinas e redução do inchaço.

  1. Melhora a função intestinal

O bom funcionamento do sistema digestivo se dá, entre outras ações, através da ingestão de fibras alimentares que podem prevenir problemas como prisão de ventre e constipação. A batata-doce contribui dessa forma com o bom funcionamento intestinal.

Ajuda a visão

A batata-doce pode ajudar a manter uma visão saudável, pois é fonte de vitamina A, uma das mais importantes para a manutenção da saúde dos olhos. Este é um nutriente fundamental, que auxilia no processo contra a degeneração macular e a catarata, além de participar da renovação celular.

Desjejum

Para quem busca uma opção para substituir o tradicional pão branco ou a tapioca, a batata-doce é uma boa pedida. As fibras dão saciedade e ela ainda aumenta a glicemia de forma controlada. É importante controlar a quantidade: aproximadamente 50 gramas para o café da manhã com um ovo mexido ou uma fatia de ricota e algumas pitadas de cúrcuma é o ideal.

Estresse

A relação com o estresse e bom humor tem a ver com as vitaminas do complexo B, que atuam na manutenção da saúde mental e na produção da serotonina. A batata-doce ainda tem o magnésio, que, entre diversas funções, é considerado um mineral antiestresse que promove relaxamento do organismo.

Gestação

A batata-doce oferece benefícios para a gestante também. É uma forma de controlar o ganho de peso e a glicemia. Além disso, é excelente para a função intestinal. A vitamina C aumenta a absorção de ferro, enquanto a vitamina A é um nutriente que contribui no desenvolvimento celular, ósseo e dentário do feto.

Emagrecimento 

Esse tubérculo pode auxiliar no processo de emagrecimento, mas não faz milagre, até mesmo porque não existe um alimento específico para isso. Os carboidratos da batata-doce são digeridos mais lentamente, assim evitam picos de glicemia e insulina, o que favorece a redução de peso;

10 Pressão arterial 

A batata-doce ainda pode contribuir no controle da pressão arterial devido aos sais minerais como zinco, cálcio, magnésio, ferro, manganês e especialmente o potássio, que melhora o tônus vascular e ajuda na redução da pressão arterial.

DICAS

Para que você consiga aproveitar os benefícios da batata-doce, selecionamos algumas dicas para o seu dia a dia:

  • Dê preferência para as versões cozida ou assada;
  • Importante evitar as frituras para não perder as propriedades nutricionais do alimento;
  • Varie os acompanhamentos, prefira os queijos, ovos, carnes magras e atum sem óleo;
  • Sempre que possível, consuma com a casca para aproveitar todos os nutrientes;
  • Faça trocas inteligentes e substitua os pães, o arroz e o macarrão por batata-doce;
  • Evite excesso de sal e temperos artificiais;
  • A batata-doce deve ser consumida com moderação, uma vez ao dia já é suficiente, algo em torno 70 a 100 gramas diárias.

Que tal experimentar uma receita deliciosa com batata doce? Separe os ingredientes e mãos na massa:

Brigadeiro de batata-doce

Ingredientes

1 xíc. (chá) de leite de amêndoas
1 col. (sopa) de farinha de arroz integral
4 col. (sopa) de chocolate 70% cacau (sem açúcar, sem glúten e sem lactose) ralado
1 xíc. (chá) de batata doce-cozida e amassada

Modo de Fazer

Em uma panela, misture o leite, a farinha de arroz e o chocolate. Quando estiver homogêneo (sem bolinhas de farinha), leve ao fogo e acrescente a batata-doce. Mexa bem até desgrudar do fundo da panela. Leve à geladeira por 1 hora. Retire da geladeira e, com as mãos úmidas de água, faça bolinhas e passe em raspas de chocolate ou amaranto em grãos.

Chips de batata doce

Ingredientes

2 batatas-doce

Páprica doce

Orégano

Sal a gosto e azeite de oliva

Descasque as batatas e fatie em rodelas finas de aproximadamente 3mm. Coloque as fatias em uma assadeira forrada com papel alumínio, sal, pimenta do reino e orégano. Espalhe as fatias de batata, derrame um fio de azeite e tempere com sal, orégano e páprica doce. Leve ao forno (180º) por 20 minutos, depois vire as batatas e deixe assando por cerca de 15 minutos. Sirva ainda quente.