A barrinha de cereal é um alimento prático e que geralmente está presente no consumo diário de diversas pessoas e isso se deve, em grande parte, à praticidade desse tipo de produto, o que facilita a alimentação fora de casa. Entretanto, é muito importante saber escolher as barrinhas, principalmente se a pessoa estiver num processo de reeducação alimentar. Muitas opções no mercado possuem alto teor de açúcares e até mesmo gorduras ruins em sua composição. Por isso, nada melhor do que você ter a opção de produzir sua própria barra de cereal, com a quantidade certa de nutrientes e sabor.

Um dos principais ingredientes da receita é a aveia. Esse cereal possui uma fibra solúvel chamada beta-glucana. Sabe-se que o consumo regular desta fibra ajuda a diminuir o colesterol e auxilia no controle da pressão arterial. Juntamente com a aveia, nessa receita temos linhaça dourada, uma fonte dos ácidos graxos ômega 3 e 6, ótimos aliados no combate a doenças cardiovasculares. Aliado a essas poderosas fibras, essa opção saudável de barrinha ainda conta com inúmeros benefícios das oleaginosas, como avelãs, castanhas, amêndoas e o melado de cana – rico em ferro, potássio, magnésio, selênio e vitamina B. Tudo deve ser usado com equilíbrio, para que se possa ter os melhores benefícios de forma saudável e nutritiva.

INGREDIENTES:

1 xícara de chá de aveia em flocos grossos
50g de avelãs picadas
50g de castanhas de caju sem sal picadas
50g de amêndoas sem sal picadas
1 colher de sopa de chia hidratada
½ xícara de chá de água
1 colher de sopa de linhaça dourada
50g de uvas passas
50g de damasco turco picado
½ xícara de chá de melado de cana ou mel

MODO DE PREPARO:

Primeiramente, coloque a chia para hidratar com a água e deixe por 15 minutos. Reserve. Em uma tigela, coloque a aveia e vá adicionando uma a uma de todas as oleaginosas (avelãs, castanhas de caju, amêndoas, linhaça). Adicione as uvas passas e o damascos picados e misture. Depois, coloque a chia já hidratada e por último o melado de cana. Mexa bem para que tudo fique bem homogêneo. Em uma forma com papel manteiga, coloque a mistura e vá pressionando a massa da barrinha com uma colher, para que tudo fique bem colocado na forma. Leve para assar, em forno médio pré aquecido a 180ºC, por aproximadamente 25 minutos. Aguarde esfriar e corte as barrinhas do tamanho que você preferir.

Gostou da receita? Então acesse o Instagram Lolou Cakes para ver mais!
___________________________
Maria Luisa S. Repula
Nutricionista e Confeiteira
CRN 9688
Instagram @loloucakes