Percebo que a idade vai debilitando, diminuindo as tuas reações, limitando as ações. Você não percebe que o humor também já foi embora. Sem aviso, nem nada.

Você já carrega um semblante de desconforto. Se o humor tivesse pelo menos avisado que também estava indo embora, talvez deixasse as coisas um pouco mais leves e você se adaptado mais rapidamente à idade, é verdade que leveza nunca foi mesmo o seu forte.

A idade cruel que já passa dos 80, não podia ter te deixado assim, já meio desligada de algumas coisas, mas se tivesse o humor estas coisas não seriam tão importantes, não é?Na verdade não são nem um pouco importantes mesmo, mas ficam porque você faz questão que assim seja.

Pixabay

 

Pensando bem, oitentinha nem é tanto assim, mas a tensão de todos os anos vividos, tiram o mínimo de qualidade que você poderia ter neste resto de vida. Afinal, em algum momento você tem que sorrir. O humor se foi, mas já esteve com você por algumas vezes. Poucas, é verdade. Será que só este pouquinho não poderia ser recuperado? Acho que não, né? É que o humor que você usou era recheado de um riso tenso, nervoso, debochado, que vinha estranho. Parecia que não era um riso daqueles que sai pela boca e pelos olhos. O teu riso podia ter muita coisa, mas não tinha alegria. Porque alegria mesmo você teve poucas. Quando teve, arrumou logo algo maior, porque achava que a você não era permitido ser alegre. Um riso frouxo, risada com os olhos, eu nunca vi em você.

Que pena, você já tem 80 anos e ainda não sorriu direito! Prefiro acreditar que ainda vou te ver sorrindo de verdade. Sem culpa. A leveza tem que estar escondida em algum lugar ai dentro. Talvez a mesma leveza que está na relação com as flores do seu jardim. Já flagrei uma conversa entre vocês, mas não entendi. Vocês se entendem bem, não é ? Você cuida delas com tanto carinho! Se orgulha delas que parecem seres especiais, as únicas a guardar os teus segredos. Os espinhos do roseiral talvez contem melhor porque estão ali e nos mostram suas funções: guardam e zelam pelo odor e a beleza das rosas, mas também parecem guardar seus segredos e seu sorriso.

 

*Sergio Brandão é jornalista há 43 anos, com passagem pelas principais emissoras de tv, rodou o Brasil por conta da profissão. O jornalismo que ensina a olhar as coisas com olhos diferentes, para Brandão é um exercício diário. Sempre com uma narração leve e didática, às vezes romanceada, conta histórias da vida, num cotidiano de todos, mas que também servem de espelho. Coisas da vida, do nosso dia a dia, que encontramos numa interpretação semanal, vista com olhos de quem vê a vida por um viés que às vezes passa batido. Um bom momento para aqui no Blog, ver uma vida contada em textos.

         

 

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

80 anos

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.