Com a proximidade das eleições municipais, o Ministério Público do Paraná destaca a importância de uma escolha consciente para definir os prefeitos e vereadores que vão assumir o Executivo e o Legislativo municipais nas 399 cidades paranaenses. Em 2020, por força da pandemia do coronavírus, o primeiro turno foi marcado para 15 de novembro. No Paraná, a votação deve mobilizar 8,1 milhões de eleitores.

“O período de campanha eleitoral possui destacada importância, na medida em que possibilita que a população obtenha mais informações sobre os candidatos a cargos eletivos, estimulando uma reflexão qualificada a respeito dos nomes que devem nos representar em todos os municípios paranaenses”, afirma o procurador-geral de Justiça Gilberto Giacoia.”O voto é um crédito de confiança. É fundamental sabermos a quem concederemos esse crédito nas eleições de novembro. É uma grande responsabilidade, pois é uma decisão que impacta na vida de toda a população. É a manifestação mais significativa do exercício da cidadania”, aponta o procurador-geral.

Procurador-geral de Justiça Gilberto Giacoia

 

Milhares de candidatos

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral, estão habilitados para concorrer ao pleito deste ano no Paraná 1.341 candidatos a prefeito e 33.863 a vereador. Desse total, 1.565 já se encontram em um cargo eletivo e buscam se reeleger. O procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, ressalta que “A opção por uma sociedade mais igual, mais generosa, mais justa e fraterna deve ser sempre a tônica de nossas opções políticas.

Uma sociedade composta por pessoas não apenas física ou geograficamente próximas, mas de verdadeiros irmãos e irmãs, identificados pelo signo da fraternidade universal, que plante sementes do bem em cada espaço social para a boa colheita.”. Confira a íntegra da mensagem do procurador-geral de Justiça do Paraná no final desse texto.

Veja as contas eleitorais

Para informações básicas a respeito dos candidatos, o Tribunal Superior Eleitoral oferece na internet o serviço Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais. No site, clicando na opção “Região Sul” e depois “Paraná”, é possível consultar um perfil geral de todos os candidatos que disputam uma vaga de prefeito ou vereador no estado. Ainda, com o objetivo de combater a disseminação de notícias falsas, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná lançou a Central de Combate à desinformação da Justiça Eleitoral – Gralha Confere.

Página especial

Para auxiliar o eleitor com informações relacionadas às eleições no estado, o Ministério Público do Paraná lançou uma página especial, no site da instituição na internet, com dados a respeito do calendário eleitoral, principais alterações relacionadas à pandemia e canais de denúncia para casos de suspeita de ilegalidades (como compra de votos ou abuso de poder econômico, por exemplo).

O hotsite ficará disponibilizado até o fim das eleições na capa do site do MPPR.

(ASCOM do Ministério Público Estadual do PR)

 

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Banda B.


Leia mais em www.aroldomura.com.br