Quem executa tem mais chance de ser bem sucedido do que aquele que pensa demasiado. Qual você escolhe ser?

Para isso devemos saber bem claro aquilo que queremos para a nossa vida para hoje e para o futuro pois o futuro será determinado pelas coisas que faço agora. Coloque em prática essas dicas e terá um dia bem mais produtivo.

  1. Liste suas tarefas;
    Faça uma relação de todas as coisas que você tem que fazer para o próximo dia. Post-its, caderno de anotações, notas do tablet ou celular, não importa a ferramenta. Mantenha uma lista para que voce saiba rapidamente o que precisa ser feito e ter todos os dias pequenas conquistas.
  2. Planejamento;
    Planejamento é a forma de manter o foco e direcionamento constantemente para alcançar os objetivos definidos. Sem planejar acabamos não efetuando as ações necessárias e vitais para alcançar o objetivo. É a única maneira de você conseguir dar o tiro certo.
  3. Use a tecnologia a seu favor;
    A forma mais rápida de não esquecer o que precisa ser feito e estar sempre focado no objetivo é não deixar de fazer nenhuma das ações listadas e planejadas anteriormente e a tecnologia pode ser um grande aliado.
  4. Mantenha uma boa alimentação;
    Quando não nos alimentamos bem, nossa produção e rendimento cai. O corpo precisa estar bem para que você possa ter um bom desempenho. Comece o seu dia se exercitando e comendo alimentos leves. Faça pausas e se alimente com frutas e refeições saudáveis. Você certamente vai notar a diferença quando aderir a uma boa alimentação.

    A diferença entre um realizador e um pensador, é que o sucesso chega antes para quem realiza.

    Emmanuel Ferreira
  5. Não programe todo seu dia;
    É quase impossível ter as 24 horas do dia 100% programada. Programe 70% do seu dia pois sempre temos imprevistos que podem ocorrer e quando ocorrer estes inconvenientes você terá o tempo de sobra para se reprogramar rapidamente e ajustar os outros compromissos.
  6. Mantenha o horário de algumas tarefas;
    Separe tarefas rotineiras em horários pré-estabelecidos e evite interrupções. Não deixe para resolver estas questões apenas quando chegar na empresa, uma vez que estas tarefas normalmente costumam ser feitas no fim ou começo do expediente.
  7.  Qual o grande segredo de como administrar o tempo?
    Divida suas atividades ou rotinas em três pontos específicos:

    • Urgente: é alguma tarefa ou planejamento que tem um tempo muito curto ou já esgotado. O urgente é algo que já era para ter sido feito. Não pode ser deixado para depois. As urgências não podem ser previstas, acontecem espontaneamente e de última hora.
    • Importante: São todas as atividades que você faz e que são significativas na sua vida. É o caminho da certeza. Existe um tempo para ser feito. Sempre tem uma data estipulada e pode ser feito com calma.
    • Circunstancial: são todas as tarefas desnecessárias, que não trazem resultados, apenas frustrações.

    Trabalhe constantemente sua agenda para que uma tarefa importante não vire urgente e sempre evite as circunstanciais. Dessa forma, você terá uma vida pessoal e profissional mais equilibrada.

  8. Afinal de contas, como administrar o tempo?
  • Descarregar (reduzir as ansiedades e urgências); Tenha uma atividade para liberar o stress do dia a dia;
  • Tirar tudo da memória e colocar em alguma lista (tarefas que ficam somente na memória ou são esquecidas ou perdem sua essência, pois nosso dia a dia faz com que sejamos levados a fazer aquilo que não é o foco.)
  • Não passe mais do que 24h nos dois processos acima, (pense 20% e aja 80%);
  • Planejar, nao devemos demorar mais de 10minutos para se planejar,(mais que isso é perca de foco);
  • Antecipar (o importante não pode virar urgente. Se a tarefa for muito grande, divida-a em partes).

 

Agora é com você, se programe vamos a ação !

 

Boa sorte.

– Emmanuel Ferreira