Hoje todos temos uma rede de amigos cadastrados em nossos celulares, e a maioria dela também faz parte de nossa rede de contatos via WhatsApp, e até por uma questão de praticidade falamos mais com os amigos via aplicativo do que através de uma ligação telefônica.

E esse hábito criou um novo golpe, onde os marginais estão clonando os números de celulares e tendo acesso a todos os dados telefônicos da vítima.

 

Com o acesso aos dados da vítima o marginal começa a mandar mensagens para todos os amigos, onde diz que teve um problema na conta corrente, que excedeu o limite para transferência diário e que precisa de um favor, pois tem que realizar um pagamento e não tem como fazer naquele dia.

Pede que o amigo ou amiga lhe faça um depósito em uma conta bancária, que ele manda os dados, mas tem que ser em TED para que o dinheiro caia naquela conta no mesmo dia, pois senão ele vai ter problemas, e que na manhã seguinte ele já irá devolver o dinheiro depositando o valor na conta do amigo.

O marginal manda a mesma mensagem para todos os contatos e espera para ver se um dos amigos cai no golpe e realiza a transferência do dinheiro.

CUIDADO – É GOLPE

Se isso ocorrer com você, ligue para o amigo que está lhe pedindo dinheiro e confirme a informação, pois com certeza você conhece a voz do amigo e ao falar com ele verá se é verdadeiro o pedido ou golpe, mas podem ter certeza que na grande maioria dos casos, é golpe e seu amigo nem sabe que seu número de celular e seus contatos estão sendo usados para um golpe.

Um amigo quando precisa de algo, lhe liga e conversa com você, até por uma questão de respeito, e não manda apenas uma mensagem via WhatsApp.

Então cuidado, e não caia nesse golpe.

Avise seus amigos.

Por isso nunca esqueçam, PREVENIR é sempre o melhor remédio.

Para consultas ou sugestões de pauta envie um e-mail para [email protected]