O Planeta tem sido sufocado pelo inchaço desde o número absurdo de habitantes até os desmandos e o descaso com a natureza. O desafio de hoje é cuidar, preservar a natureza e o ambiente em que vivemos. Em um tempo onde tudo parece ser descartável, é preciso de atenção, alerta e atitude.

Nos grandes centros o descaso com a natureza, onde rios e córregos são depósitos de lixo e esgoto, onde os parques e praças são espaços comuns de destino do lixo. Sem contar na produção de lixo que é descartada de forma incorreta. Se não bastasse isto, o mar, as praias, matas e áreas rurais tem sido tratada da mesma maneira. Onde está o senso comum de cuidado com o habitat em que vivemos?

Preserve, este é o nome do jogo. É tão simples cuidar, ter uma atitude de cuidado e preservação, onde podemos juntos, cada um fazendo a sua parte, cuidar para que o nosso Planeta tenha sustentabilidade. Mudança de comportamento, cuidado, atitude. Fazer o bem, buscando ter qualidade de vida no ar, na água, na floresta e em nossos dias. Seremos aquilo que plantarmos, aquilo que lutarmos para termos. Vamos preservar?

*Evandro Razzoto  é coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Governo do Estado do Paraná. Professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.