Há muito se fala sobre a relação da agroindústria com o meio ambiente. Sabe-se que a agricultura, em especial na criação de gado, suíno e frango possuí um passivo ambiental enorme. No entanto, os estudos e o uso da tecnologia tem reduzido de uma forma relevante este processo.

A relação, a preservação da água, do solo e das florestas já tem sido e respeitado pelos agricultores. Até por que preserva a biodiversidade de forma consciente tem levado a uma redução do custo, bem como do uso correto e respeitoso entre os mesmos. Preservar é uma ferramenta importante.

Foto: Cleverson Beje/AEN

Se levarmos em consideração a criação de gado, suíno e frango, os processos e controle tem sido muito importante neste processo. E neste caso é importante se falar dos benefícios da organização, utilização de tecnologia e dos processos que as Cooperativas desenvolvem e replicam aos seus cooperados. Cuidar de forma consciente, reutilizar, repensar tem sido uma constante. Não há mais espaço para amadorismo e passivos ambientais excessivos.

Os desejos de suíno e frango por exemplo, com lei incluindo, produz o biogás. Ou seja, o custo energético sendo reduzido no processo e na cadeia. Isto leva, além de reduzir o custo, reduz e muito o impacto ambiental. Além de parabenizar a agroindústria, temos que valorizar todos os estudos, investimentos e procedimentos desenvolvidos. Desta forma entendo que é inevitável repensarmos a forma com que temos atuado e impactado nosso ambiente em que vivemos. A geração de emprego e renda, bem como a nova forma de se viver, sem dúvida passa pela forma como encaramos e construímos nosso futuro.

*Evandro Razzoto  é coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Governo do Estado do Paraná. Professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas