Com a chegada do verão e o aumento da temperatura, chega também o aumento excessivo de água. A muito tempo tenho falado sobre a importância de se reduzir o consumo de água em virtude da possibilidade enorme da mesma faltar. Mas nos parece que no país, o desprezo ao tema, unindo com a imprudência e a cultura, nada fazemos sobre.

A conta é muito simples. Aumento populacional, redução da impermeabilidade do solo, poluição dos rios e córregos, falta de chuvas volumétricas, falta de consumo consciente e assim por diante. Temos que reduzir o consumo de água de forma urgente. A falta de água é eminente. No acúmulo de chuvas, mesmo com tempestades e afins, nosso estoque não é suficiente para todo o ano.

Reduza o consumo, reutilize, seja consciente e tenha em sua casa a possibilidade de armazenar a água da chuva. Reduza sem tempo de banho, feche a torneira ao escovar seus dentes. Reduzir o consumo em 20% pode aumentar e muito a chance da não termos a falta de água. Sejamos conscientes! O Planeta agradece.

*Evandro Razzoto  é coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Governo do Estado do Paraná. Professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas