Dia 5 de Junho comemoramos o Dia Internacional do Meio Ambiente. Se temos ou não o que comemorarmos, aí é outro assunto. O fato é que não apenas com questões ambientais, mas com as questões de inovação e tecnologia temos a possibilidade de reduzirmos o impacto ambiental.

Em meio a pandemia que vivemos, nos parece que o tema ainda mais tem sido esquecido. E a escassez de água? Reutilizar, reciclar, o consumo consciente? Onde ficam? O que acha de fazer uma horta? Ou quem sabe plantar umas flores? Plantar algumas árvores então? Se a sua resposta foi a falta de tempo, é mais uma desculpa que nós seres humanos damos todos os dias.

Temos que todos os dias promovermos a mudança que o meio ambiente precisa, temos que repensar nossos atos em busca de um bairro melhor, uma cidade melhor, um país melhor e um mundo melhor. Meu desejo de que possamos repensar nossas atitudes em busca de dias melhores e que possamos ter bons motivos para comemorar a vida, o Planeta, a Sustentabilidade e o Dia Internacional do Meio Ambiente.

Foto: Pixabay

Vamos brindar juntos?

Somos consequência daquilo que plantamos, daquilo que fazemos e promovemos. Somos lamentavelmente uma sociedade egoísta e pouco adepta ao novo, a mudança e as coisas que nos fazem bem. Produzimos muito lixo e este destinamos de forma errada. Hoje deveria ser um dia para comemorarmos e o faremos. No entanto, antes disto é preciso cobrar você, isto mesmo, você que de alguma maneira tem se isentado de uma atitude que promova a sustentabilidade e a preservação do ambiente em que vivemos.

 

 


 

 

*Evandro Razzoto  é coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Governo do Estado do Paraná. Professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas