O Dia das Crianças se aproxima e com ele percebo uma ou outra mobilização para arrecadar brinquedos , promover um dia de descontração e alegria para as mesmas. Tudo isto sem dúvida é muito válido. No entanto gostaria de que nossa reflexão hoje fosse sobre como devemos agir, o que devemos fazer para um futuro melhor aos mesmos.

Imagem Guia Infantil.com

Não vou entrar em polêmicas, muito menos utilizar este espaço para fazer sensacionalismo. Mas entendo que devemos refletir sobre aquilo que temos que fazer pára a construção do caráter, da educação e da melhoria de vida as crianças. Isto sim mudará a sua realidade e futuro.

Acredito que, em especial nas escolas devemos promover uma união de esforços, passando pelos professores, família, política, sociedade civil organizada,empresários e a comunidade local em prol do desenvolvimento e melhoria do espaço. A construção de uma horta comunitária, tanto na terra como a hidropônica. Espaços de educação ambiental, reutilização de materiais e afins. Separação e destinação de lixo. Criar um laboratório de robótica, que comprovadamente melhora o raciocínio, a concentração e o trabalho em equipe. Ações como esta que tenho visto em algumas cidades, mas que precisa existir em todos os espaços. Sem contar com a cultura, através da dança. do teatro e da música. Bem como o esporte.

Preparar a criança para seu futuro, ajudando no seu desenvolvimento e de suas habilidades, certamente irá levar a criança a sonhar, a ter seus olhos brilhando ao visitarem um laboratório de uma Universidade ou uma empresa. Temos que romper com as frustrações e os nãos das crianças e levá-los a um novo momento de vida.

É preciso construir um mundo melhor, é preciso fazer com que as crianças acreditem que o futuro será promissor, que há esperança e que a alegria em viver será de fato uma realidade. Façamos a nossa parte e sejamos bondosos de coração e alma como são as crianças.

Feliz Dia das crianças!

*Evandro Razzoto  é coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Governo do Estado do Paraná. Professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.