Nas últimas semanas temos sido bombardeados por muitas notícias sobre o desmatamento na Amazônia, a falta de recursos e ou corte de investimentos. Obviamente que cada um tem suas verdades e a população de forma geral tira suas conclusões baseada nos achismos e tendências de cada um. É preciso uma avaliação baseada em fatos, buscando o resultado positivo neste processo.

O Chamado “pulmão” do planeta, a Amazônia tem sido alvo de investimentos, em especial europeus nos últimos anos. O fato é que há um controle internacional que passa pelo controle do governo federal. As OSs, bem como instituições em geral tem recebido valores expressivos para o controle do desmatamento e o controle ora feito pelo governo federal lamentavelmente foi tratado de forma indiferente. Muito dinheiro no bolso de muita gente irresponsável. Não é regra, mas muito dinheiro mal aproveitado e desviado.

Desmatamento na Amazônia – Foto: Greenpeace

Todo recurso destinado deve ser controlado e gerando resultado. Por isto dos cortes de investimentos. Dentre outros fatores que oportunamente podemos falar. Mas o fato é que a agropecuária no seu processo de queimadas e afins, aflorou este tema. É preciso buscar o equilíbrio neste processo.

Sempre que buscamos dialogar, buscar definir prioridades e em especial solucionar problemas deve ser a pauta principal da causa da Amazônia, do desmatamento e de todo o nosso Planeta. Muito descaso, omissão e despreparo para lidar com o dinheiro público. É preciso estudar melhor os fatos e buscar uma solução conjunta. E para quem não está próximo e pode colaborar com a Amazônia, o que acha de começar na nossa cidade e no nosso bairro cuidar da natureza? Se todos estivermos engajados, certamente iremos melhorar o ambiente em, que vivemos.

*Evandro Razzoto  é coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Governo do Estado do Paraná. Professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas