Existe uma quantidade incalculável de projetos que nunca saíram da gaveta e isto acontece por uma série de razões, dentre elas a falta de recursos financeiros. O artigo de hoje fala sobre uma solução possível para esta questão, esta solução é o crowdfunding ou financiamento coletivo.

Mas o que é esse tal crowdfunding?

Tenho certeza que você já ouviu falar, ou até já fez uma “vaquinha” (mesmo que tenha sido lá nos seus tempos de escola). Então simplificando, o crowdfunding nada mais é do que uma forma virtual de fazer esta “vaquinha” para angariar recursos e financiar projetos.

Assim sendo, o grande diferencial desta modalidade é a utilização da internet, pois ela permite uma divulgação sem fronteiras e com agilidade, sendo que qualquer pessoa que acredite no projeto pode ser um colaborador.

Esse modelo de apoio de projetos ainda é relativamente novo no Brasil, pois teve seu início em 2011. É importante saber também que existem regras para realizar um crowdfunding e que os projetos possuem metas mínimas de arrecadação, prazos e passam pela avaliação das plataformas.

Também, como tudo na vida, não há mágica. Para fazer um projeto decolar é necessário muito trabalho, divulgação e várias horas em frente ao computador para encontrar pessoas dispostas a colaborar.

São várias as áreas que já utilizaram o crowdfunding, dentre elas projetos no campo das ciências, empreendedorismo, produções cinematográficas, peças de teatro e até mesmo as campanhas eleitorais foram autorizadas pela Lei n°. 13.488/2017 a fazerem financiamento coletivo.

Hoje temos uma série de sites de crowdfunding, dentre os mais conhecidos estão: kickante, benfeitoria, indiegogo, startmeup, broota, impulso, idea.me, bicharia, catarse, kickstarter e vakinha.

Acredito que o crowdfunding é uma forma não tradicional e inovadora que permite a colaboração entre as pessoas com grandes idéias. Este formato de

financiamento tem poder para fomentar pequenos projetos que não teriam nenhuma chance em outros formatos de financiamento.

E a pergunta da sua coach hoje é:

Você tem observado todas as possibilidades?

Manda um e-mail contando para mim se isso fez sentido para você, se quiser pode enviar sua dúvida, ela pode ser tema de um próximo artigo aqui do blog.

Contato

Acompanhe e empreenda sua vida.

E-mail: [email protected]

Instagram: @isabellefeichas

#EmpreendaSuaVida #EmpreendaComBrilho