Adoro começar um artigo com boas notícias, e este é um deles.

Papai Noel com suas lindas decorações natalinas já está espalhado pelos shoppings, e isso significa uma coisa ótima: o dia de receber o Décimo Terceiro Salário está chegando! (com letra maiúscula pra que venha mais gordinho que o bom velhinho rsrsr)

Além de ser um extra para quem trabalha com carteira assinada, o 13º traz benefícios para vários setores da economia, até mesmo para os trabalhadores autônomos, afinal há mais dinheiro em circulação.

Foto: Pixabay

 

É muito bom pensar naquela roupa nova para as festas, nos presentes e tudo que acompanha bem esta época do ano.

Agora, é bem importante lembrar dos compromissos já assumidos, das despesas de início de ano e, quem sabe, da oportunidade de começar uma nova era financeira na sua vida.

Então como aproveitar a renda extra da melhor forma?

1) Use seu 13.o para colocar as finanças no azul

Se houver qualquer tipo de pendências financeiras como contas sem pagar, cartão de crédito estourado, conta no vermelho é hora de quitar.

Este deverá ser o seu primeiro passo para levar saúde para seu bolso.
Pague tudo que precisa ser pago antes de sair pensando em gastar.

2) Com as contas em dia, faça um planejamento

Está tudo em dia, então é o momento de ver quanto de dinheiro sobrou para você planejar. (caso não tenha sobrado ou seja um valor pequeno, não fique chateado, comece a pensar melhor suas despesas para ter um final diferente no próximo ano, ok? – e mesmo assim continue a leitura, afinal, você nunca sabe se pode ganhar um dim dim de presente no Natal ou até colocar para venda alguns itens que não usa mais e fazer novos lucros)

Use com sabedoria o dinheiro extra que está disponível, não importa a quantia, comece a treinar.

Eu recomendo separar ele em pelo menos três partes iguais:

⦁ Parte 1 – esta você vai usar para o que desejar (gostou né);

⦁ Parte 2 – esta você vai guardar para as despesas de início de ano (impostos, material escolar);

⦁ Parte 3 – você irá investir esta parte e se planejar para colocar mais dinheiro lá todos os meses.

Esta última é muito importante para a saúde do seu bolso, pois vai começar a formar sua reserva financeira, ou ainda, aumentá-la se você já possui.

E não fique preso ao tamanho do valor de seu primeiro investimento nesta reserva, o essencial é começar e seguir alimentando ele mês a mês. (pense naquele dinheiro que gasta a toa em coisas que acabam indo pro lixo, ou em chicletes e balas que aumentam a despesa no dentista, guarde, mesmo que seja apenas 1 real por dia, já serão R$ 30,00 por mês e R$ 360,00 por ano, isso fora os juros compostos e os extras)

Poderia ser de outra forma?

Poderia guardar mais dinheiro para despesas de início de ano?
Claro que sim! – mas é importante usar uma cota para aproveitar os frutos do seu esforço. E caso veja que lhe faz bem, guarde uma fatia maior para despesas de início de ano e reserva, e uma menor para gastar sem culpa (só não faça o contrário caro leitor, seu futuro agradece).

Tem alguma dúvida neste tema ou deseja mais informações sobre esse assunto? É só clicar em: http://bit.ly/WhatsDaIsabelle e enviar sua mensagem.

E vamos a nossa pergunta:

Como suas finanças podem ser ainda mais saudáveis em 2020?

Contato:

Me acompanhe e empreenda sua vida.

Gostou desse artigo? Manda um e-mail contando para mim, quero ouvir a sua opinião.

Pode enviar também sua dúvida ou comentário, quem sabe posso fazer dela o tema de um artigo do blog