O assunto dessa vez é sério e talvez você não tenha se deparado com ele de nenhuma forma (espero de verdade que nunca). Então leia para saber como agir e onde encontrar ajuda.

Estamos no início do Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio e precisamos falar sobre isso, pois esse tema já foi tabu por tempo demais.

Em primeiro lugar é de extrema importância compreender que a dor de quem pensa em suicídio é REAL, profunda e NÃO pode ser ignorada, nem relativizada.

Também é fundamental compreender não se pode julgar, pois ninguém que pensa em retirar a própria vida o faz por qualquer razão. Esta pessoa simplesmente não sabe mais como conviver com o que se passa dentro da própria mente (é impossível fugir de si mesmo).

O desespero causado pela dor psíquica estrangula a respiração mesmo sem se ter nada na garganta, cobre o peito de uma angústia indescritível, promove um caos interior, deixa tudo cinza e retira o prazer de viver (se você que está lendo agora se sente assim existe ajuda disponível, é só ligar gratuitamente para 188).

Muito importante: Se você conhece alguém que está passando por um momento pessoal desafiador ou que se mostra a beira de desistir, por favor cuide com o que diz!

Não tente falar para essa pessoa que ela deveria estar bem pois tem saúde, muito menos compare a vida dela com alguém em situação pior, nem diga que deveria ser mais agradecida. Apesar da sua boa intenção, a pessoa que está precisando de ajuda irá se sentir pior e culpada por não estar bem, o que pode complicar ainda mais a situação.

O desespero que pode levar alguém a pensar em suicídio dói tanto ou mais do que qualquer ferida que se pode enxergar e não tem spray anestésico que alivia em segundos. Essa pessoa sofre e precisa de alguém que saiba como ajudá-la, para isto existe o CVV.

Então, caso precise de ajuda ligue gratuitamente para o número 188. Essa é uma linha anônima e gratuita do CVV disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Uma pessoa treinada irá ouvir e conversar com você sem julgar.

O atendimento do Centro de Valorização da Vida – CVV também está disponível por chat ou e-mail através do link: https://www.cvv.org.br/quero-conversar/

A ideação suicída é causada por uma dor psíquica intensa somada a uma falha na parte química do cérebro, portanto é fundamental acompanhamento psicológico e psiquiátrico para o restabelecimento da saúde e da qualidade de vida. É possível sair dessa sim!!

Hoje quero terminar com um pedido: me ajuda a fazer esta informação chegar a mais pessoas? Isto pode salvar uma vida.

Pode compartilhar aqui pelo blog ou através do meu instagram @isabellefeichas.  https://www.instagram.com/isabellefeichas/ .

Até a próxima!

 

 

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Banda B.


Contato: me acompanhe e empreenda sua vida. Gostou desse artigo? Manda um e-mail contando para mim, quero ouvir a sua opinião. Pode enviar também sua dúvida ou comentário, quem sabe posso fazer dela o tema de um artigo do blog!

[email protected]