Há duas semanas, no dia 16 de novembro, aconteceu o lançamento do Pix para toda a população. Mas afinal de contas, o que é isso?

O Pix é uma ferramenta de pagamento instantâneo do Banco Central que proporciona a realização de transferências e de pagamentos de forma imediata e sem custos (aí é bom demais em!).

Através do Pix você transfere dinheiro de uma conta para outra em segundos, tanto para quem faz a operação quanto para quem recebe, o dinheiro chega na mesma hora, é muito prático (sim, eu já usei e amei!!).

Quem pode ter e fazer um Pix?

Qualquer pessoa física ou jurídica que possua uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga em uma instituição financeira como bancos, desde que esta seja participante do Pix.

Para criar/cadastrar seu Pix você precisa fazer sua chave em seu banco, e esse processo é totalmente gratuito.

Imagem ilustrativa: Pxhere.com

É grátis mesmo?

Sim, eu já fiz, já testei enviar e também já recebi, não houve nenhum custo nas transações. Então super vale a pena deixar para trás os antigos TED’s e DOC’S e começar a usar o Pix.

E além de não ter tarifa o Pix também pode ser feito 24horas por dia 7 dias por semana, ou seja, acabou aquela coisa de limites de horários e somente em dias úteis. Facilita bem a vida né!

Agora os trabalhadores informais ou prestadores de serviços que poderão receber pagamentos instantaneamente sem precisar andar com o dinheiro na rua.

Atenção: ao fazer um Pix através do atendimento presencial ou pessoal da instituição você poderá ser cobrado, então escolha fazer sempre através da internet para garantir a gratuidade!

É seguro?

Segundo o Banco Central a segurança faz parte do desenho do Pix desde seu princípio, e é priorizada em todos os aspectos, inclusive em relação às transações, às informações pessoais e ao combate à fraude e lavagem de dinheiro. Diversos controles foram implantados para garantir alto nível de segurança.

Aproveita, cadastra o seu para quando precisar. Vai que alguém quer te dar uma grana de presente de Natal, você já estará pronto para receber. Eu já estou hohoho!

Me envia um whats (pode ser um Pix se quiser rsrsrs) contando se esse artigo foi útil pra você, é só clicar no link: http://bit.ly/WhatsIsabelle fico sempre feliz em saber.

Que sempre tenhamos olhos de enxergar a abundância da vida! Para acompanhar mais me segue no Instagram @isabellefeichas ou pelo link https://www.instagram.com/isabellefeichas/ .

Até a próxima!

 

Fonte: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/perguntaserespostaspix

 

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Banda B.