Controlar, equilibrar e organizar as finanças, mantendo um fundo de reserva para eventualidades e também para realizar sonhos é o retrato de uma vida financeira saudável.

A regra mais fundamental e simples para fazer as pazes com sua conta bancária é: gastar menos do que ganha.

Ou seja, não importa o quanto você ganha hoje, mas o quanto você gasta.

Pixabay

Talvez você não tenha gostado muito de ler isso, mas o fato é que quando você não tem disciplina nos seus gastos sua conta não fecha no azul.

Então, para você começar a ter consciência de para onde vai seu dinheiro comece colocando no papel o seguinte:

1) Quanto você ganha de fato (valor líquido mesmo)

2) Quais são suas despesas fixas (lista todas com os valores e soma no final)

3) Quanto sobra depois das despesas fixas

4) Quais são suas despesas diárias (tudo mesmo, até a bala que você compra achando que é só uma moeda, moedas são dinheiro e se gasta do mesmo jeito se tiver usando elas)

Após visualizar a sua realidade financeira atual é hora de tomar atitudes.

Se acontecer da conta não fechar?

É hora de pensar em estratégias para gastar menos e também para ganhar mais.

Olha para suas despesas, uma por uma, e avalia onde pode reduzir. Você pode por exemplo ligar para seu provedor de internet e negociar um desconto. (se divide elas com outras pessoas o ideal é fazer isso juntos).

Depois de ver onde dá para reduzir é hora de buscar fontes alternativas de renda. Pode buscar trabalhos de final de semana ou depois do expediente, com aquilo que você já sabe fazer. Por exemplo, se você é bom na cozinha, que tal fazer algo que você possa comercializar, até mesmo no seu trabalho (se for permitido é claro). Também dá para prestar um serviço que você saiba fazer… essa é a hora de ser criativo.

Se tiver contas atrasadas dá uma olhada nas coisas que você tem em casa e não usa e coloca para venda (você pode ficar impressionado com o que vai encontrar que nem lembrava mais se fizer uma inspeção comprometida nas suas coisas).

De outro lado, a abundância (que, se ainda não tem, você vai alcançar se estiver disposto a fazer algumas mudanças)

Sobrou dinheiro… EXCELENTE!!

Você agora vai buscar formas de aplicar esse dinheiro, e hoje a internet tem uma infinidade de informações para te ajudar com isso, um dos canais que eu posso indicar é o Me Poupe! da Nathalia Arcuri, também tem os livros do Gustavo Cerbasi, assim como o canal dele no YouTube. Eles ensinam tudinho para você criar seu colchão financeiro e fazer seu dinheiro se multiplicar até enquanto você dorme.

Não importa em qual dos casos você está encaixado no momento, importa que você pode sempre melhorar sua situação.

Uma dica que dá certo:

Para começar tenha metas diárias de quanto você pode gastar (assim você aprende a ter controle real do seu dim dim), se você só pode gastar R$ 5,00 por dia no momento, seja na saída com os amigos, seja nas balinhas ou no chocolate da panificadora ou onde for, é esse tanto que você pode gastar hoje, nada além disso. Se tem um compromisso no final de semana, você guarda alguns dias para chegar lá e ter o dinheiro necessário. (no começo não é fácil, mas tenha perseverança e com o tempo tudo vai melhorar, posso dizer por experiência própria, pois já passei por isso e se eu venci sei que você também consegue).

Tendo a suas economias, quanto surge uma oportunidade de algo que você quer fazer, você tem essa possibilidade, seja uma viagem, um passeio, uma compra, um curso, um treinamento, você terá essa possibilidade, por que você tem uma reserva extra para poder realizar estas coisas.

Sei que sse campo é muito vasto e não sou nem de longe uma especialista, mas sou uma incentivadora e quero que você saiba que o essencial é começar, dar o primeiro passo, pegar gosto pela coisa e melhorar cada vez mais sua relação com seu dinheiro.

E saiba sempre que o dinheiro é seu amigo!

Receba gratuitamente os novos conteúdos em primeira mão, clica no link: http://bit.ly/WhatsDaIsabelle e envia seu “Eu Quero” direto no meu whatsApp , assim irá receber as novidades todas as semanas.

Você pode enviar também sua dúvida, comentário, sugestão…, eu leio tudo e fico muito grata, pois isso é combustível e inspiração para a continuidade do blog.

E chegamos à nossa pergunta poderosa da semana:

O que você pode escolher hoje que irá criar mais prosperidade financeira em sua vida?

Contato:

Me acompanhe e empreenda sua vida.

Gostou desse artigo? Manda um e-mail contando para mim, quero ouvir a sua opinião.

Pode enviar também sua dúvida ou comentário, quem sabe posso fazer dela o tema de um artigo do blog!