Dia 15 de Outubro comemoramos mais um dia daquele que deve sempre ser homenageado pelo seu fazer comprometido com a educação: É O DIA DOS PROFESSORES!!!

A prática da Fonoaudiologia seja na clínica ou dentro das escolas está ligada ao trabalho do professor continuamente. Num currículo comum a todos os alunos o professor poderá desempenhar seu trabalho de maneira mais completa se estiver instrumentalizado com questões do desenvolvimento da comunicação. Aqueles que atuam na Educação Infantil devem compreender como a criança pode desenvolver seu potencial de linguagem da melhor forma por meio de sua mediação constante. Mediar significa proporcionar situações de troca e interação, brincar, dar modelos, valorizar as verbalizações e organizar a fala da criança de forma que seja efetiva nesse meio escolar.

Imagem ilustrativa – Banco de imagens

No ensino fundamental o professor que alfabetiza e ensina aos seus alunos as descobertas possíveis por meio da leitura e da escrita faz, em cada um deles, marcas profundas levadas para toda a vida. Novamente, o engajamento do professor com habilidades de linguagem escrita faz todo o sentido para um trabalho mais eficiente.

Já nos currículos adaptados para crianças portadoras de necessidades especiais o professor deve contar com uma rede de apoio de profissionais das áreas da Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, dentre outros que possam auxiliar na construção de abordagens e metas de aprendizagem a serem alcançadas, pois todos os alunos devem ser assistidos igualmente do ponto de vista educacional. O conhecimento sobre o diagnóstico do aluno e as particularidades de seu perfil faz toda a diferença na prática do dia-a-dia do professor que merece todo nosso respeito e gratidão pelo apoio constante!

 

Autoras do Blog:

Ana Valéria Souza

Fonoaudióloga formada pela PUC-PR.
Fonoaudióloga Clínica desde 2000 atuando com intervenção nos distúrbios da comunicação. Fonoaudióloga Educacional desde 2008 desenvolvendo projetos de prevenção, triagens, formação de professores e orientação aos pais. Premiada pelo Sindicato das Escolas Particulares do Paraná pelo projeto “Crescendo e Aprendendo”(2015).
CRFa 7370-PR.

Yasmine Hernandes David João

Psicóloga formada pela Universidade Positivo.

Pós-graduação – Educação Inclusiva com ênfase em Autismo.

Treinamento – Intervenções precoces no Autismo ABA / PRT / Modelo Denver- com a metodologia de ensino da CBI of miami .

Atua como psicóloga clínica em consultório particular e psicóloga Escolar em instituição de ensino privada.

CRP-08/24131