Ao longo do tempo, com os avanços tecnológicos, os brinquedos e brincadeiras foram mudando, mas o prazer da criança em brincar é o mesmo. Por esse motivo, é extremamente importante que nós profissionais clínicos, profissionais do âmbito educacional e pais levemos a sério tal ato, não só para um melhor processo de aprendizagem das crianças, como também para sua evolução como ser humano. Nosso papel como profissionais atuantes no desenvolvimento infantil é orientar, estimular e dar modelos a esse processo, com projetos focados no desenvolvimento e nas habilidades específicas de cada faixa etária.

Foto revista Educação Pública

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) (Brasil, 1998a, p.13), um dos princípios que devem sustentar a qualidade das experiências oferecidas às crianças, considerando-se suas especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas, “[…] é o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação social”. Em outras palavras, o lúdico é o princípio norteador quando se trata do desenvolvimento infantil. É tratado como comportamento natural da criança que deve ser estimulado e reforçado no lar e na escola.

A brincadeira significa um conjunto de estratégias e habilidades que possibilitam às crianças experiências que revelam o mundo, estimulando a criatividade, a comunicação, o imaginário, simbólico e os aspectos emocionais. Enquanto brincam os pequenos exercem funções sociais, importantes para o amadurecimento cognitivo e emocional, aprendem a lidar com frustrações, regras-limites, trocas sociais. Por fim, o ato de brincar desenvolve competências fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças, as brincadeiras além de serem divertidas e reforçadoras, carregam muito aprendizado.

Autoras do Blog:

Ana Valéria Souza

Fonoaudióloga formada pela PUC-PR.
Fonoaudióloga Clínica desde 2000 atuando com intervenção nos distúrbios da comunicação. Fonoaudióloga Educacional desde 2008 desenvolvendo projetos de prevenção, triagens, formação de professores e orientação aos pais. Premiada pelo Sindicato das Escolas Particulares do Paraná pelo projeto “Crescendo e Aprendendo”(2015).
CRFa 7370-PR.

Yasmine Hernandes David João

Psicóloga formada pela Universidade Positivo.
Psicóloga clínica, trabalha com crianças e adolescentes. Atua com transtornos geralmente diagnosticados pela primeira vez na infância ou adolescência.
CRP-08/24131.