O tradicional Vestibular de Verão da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) será digital. A decisão foi tomada pela instituição em respeito às orientações sanitárias de isolamento social a fim de evitar a propagação do novo coronavírus.O vestibular geral para ingresso em 2021 será realizado no dia 22 de novembro e o de Medicina, especificamente, está marcado para o dia 6 de dezembro.

“Há inúmeras vantagens: não há a impressão de papel, por exemplo, tornando todo o processo mais ecológico. A logística é facilitada e evita aglomerações que favorecem a transmissão do coronavírus.

Evita-se congestionamentos no trânsito e também o estresse para chegar antes de fechar os portões. Além disso, abre-se possibilidades para estudantes de qualquer lugar do mundo participarem e, se aprovados, decidirem posteriormente pelo ingresso na instituição”, diz o vice-reitor da PUCPR, Vidal Martins.

Virtual

A iniciativa vai ocorrer por meio de uma plataforma virtual, segura, com sistema de autenticação e monitoramento online, fiscalização e controle em tempo real. “A solução adotada pela PUCPR utiliza Inteligência Artificial (AI) para identificar possíveis comportamentos ou ações inadequadas, com o objetivo de manter a honestidade intelectual e a credibilidade do processo seletivo. Haverá, ainda, a presença de fiscais humanos, tornando o vestibular ainda mais seguro. E, claro, todo o processo vai contar com o apoio de auditores externos”, reforça Vidal.

Todos os Campus

Serão ofertadas vagas para cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnológicos de todos os campus da PUCPR – Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo.

– As inscrições para o concurso, com ingresso em 2021, já estão abertas no site oficial do processo seletivo.

Os candidatos ao vestibular geral têm até o dia 16 de novembro para se inscrever e pagar a taxa de inscrição, de R$75, enquanto para os vestibulandos de Medicina a taxa de inscrição é de R$390.

 

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Banda B.


Leia mais em www.aroldomura.com.br