Plataforma é gerenciada pela equipe de TI do Grupo Pinho

A plataforma MeusEmbarques.com, lançada pelo Grupo Pinho para fornecer em poucos cliques todas as informações necessárias à gestão da logística aduaneira, se tornou com a pandemia da Covid-19 a ferramenta mais robusta do mercado para garantir as entregas dos clientes, reduzir processos burocráticos e evitar prejuízos decorrentes da pandemia. Os gastos com retenção de cargas, em forma de impostos de nacionalização e armazenagem de mercadorias, dispararam desde março, quando grandes portos começaram a reter cargas e a dificultar processos que são naturalmente complexos.

R$ 2 milhões investidos em TI

A Pinho acelerou o investimento de R$ 2 milhões que vinha fazendo nos últimos quatro anos em desenvolvimento tecnológico para oferecer um pacote de serviços digitais inédito no país. Cerca de 100 mil processos do ramo do desembaraço aduaneiro já estão cadastrados.

Agilidade e segurança

“A pandemia restringiu os contatos pessoais e a rotina presencial, então todos estamos debruçados no mundo digital, que precisa ser cada vez mais ágil e seguro”, diz Tatiane Vigiarelli, gerente de comércio exterior da Ambev. Dentro da plataforma, a Ambev conseguiu trocar um processo burocrático e manual de envio de cartas-protesto por uma solução com assinatura digital. “Além de demorado e custoso, o processo analógico exigia o rastreamento dos documentos e armazenamento. A Pinho foi proativa com uma solução que validamos com a seguradora. Temos usado as assinaturas digitais desde então, de forma mais segura e ágil. E conseguimos uma economia de 3% nesse processo.”

Economia para empresas

A MeusEmbarques.com funciona como um portal de integração também para os processos internos dos clientes. “Nosso objetivo foi garantir o acompanhamento dos processos de importação e exportação, para que as empresas possam visualizar uma série de dados e informações, relatórios de acompanhamento de status por canal, por modal e etc. Além dos status, a plataforma permite a visualização dos eventos já realizados e dos previstos. Podem ser vistos os documentos relacionados a cada processo, prestação de contas do fluxo, com possibilidade de download”, explica Mário Dalla Valle, gerente de TI da Pinho.

Mais integração

O gerente de TI explica que aos 80 anos de atividade o grupo – que tem sede em Curitiba, de onde comandou a importação de todos os equipamentos da usina hidrelétrica Itaipu Binacional nos anos 1970 – vem trabalhando como nunca no desenvolvimento tecnológico para oferecer suporte e integração ao desembaraço aduaneiro. Mais três plataformas digitais de uso interno garantem gestão de processos e financeira.

 

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Banda B.


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