Os serviços de segurança da Sociedade Garibaldi e da Editora Alma Mater registraram: entre 18h50 min e 22h40 min de segunda, dia 12, 450 pessoas participaram do lançamento do livro Vozes do Paraná, Retratos de Paranaenses.

Aroldo Murá G. Haygert foi agraciado com o Diploma Cidadania ACP por Gláucio Geara, presidente da entidade

 

A estatística é muito relevante e explica-se: como o prédio histórico da Garibaldi exige precauções, nunca podem estar mais, ao mesmo tempo, que 300 pessoas no salão principal. Questão de resistência do material.

Para mim, tão importante quanto o número de pessoas interessadas no lançamento do volume 11 de meu livro foi a qualidade das presenças. As fotos continuam valendo muito e elas dão parte da medida do evento apresentado por Carlos Marassi e registrado pelas câmeras de Wasyl Stuparyk, para futura apresentação no Youtube.

O jornalista entrevistador foi Carlos Marassi.

VICE GOVERNADOR PIANA

O vice-governador Darci Piana; o presidente do TJ-PR, Xisto Pereira; o desembargador Ferreira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral; Flávio Arns, o ativíssimo senador dos projetos de ampla repercussão social; o ex-ministro Euclides Scalco, um dos fundadores do Instituto Ciência e Fé de Curitiba; vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; Daniel Pimentel, presidente da COPEL; Marcos Domakoski, ex-diretor da COPEL e futuro presidente da Fundação daquela estatal; secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

GLÁUCIO GEARA

Também me alegra registrar a presença de Gláucio Geara, presidente da Associação Comercial do Paraná, os ex-governadores Orlando Pessuti e João Elísio Ferraz de Campos; Paulo Salamuni, suplente do senador Oriovisto Guimarães; empresários Mário Petrelli e Leonardo Petrelli; o ex-reitor Akel, da UFPR; reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski; Hélio Gomes Coelho Junior, presidente do Colégio de presidentes de Institutos de Advogados do Brasil; empresário Pedro de Paula Filho; o advogado Walter Cardoso Silveira Filho, administrador de grandes fortunas do Paraná, diretor da New Way Investimentos; ex-presidente da OAB, José Lúcio Glomb e Suely Glomb; deputado primeiro secretário da Alep, Luiz Cláudio Romanelli; vereador Oscalino do Povo.

Ainda do universo empresarial, presente meu amigo construtor, o engenheiro Lincoln Fedalto e seu pai; e do mundo da poesia, a sempre preciosa poeta Adélia Woelner, discreta, inteligente, gentil. Ela recebeu um demorado cumprimento do desembargador presidente do TJPR, Xisto Pereira, que foi seu aluno na Faculdade de Direito da PUCPR.

CÍCERO E LINEI URBAN

Importante registrar as manifestações do coordenador do Curso de Medicina da Universidade Positivo, professor Cícero Urban, que esteve na noite com a esposa, médica Linei e os filhos Lara e João Paulo; cirurgião Raul Anselmi Junior e esposa, cirurgiã Karina Furlan Anselmi; familiares de Abdo Dib Abage, como a viúva, Ironita, com filhos; Ivete Abage (irmã de Abdo) e esposo, Massad Deud; Ana Paula Abage Machado, com o esposo Christiano Machado; a professora de Genética da UFPR, Eleidi Freire-Maia. Também Izaac Baril, presidente da Federação Israelita do Paraná.

ESCREMIN-MATTE E PADRE ANDRÉ

E mais: padre André Bienaski; a família Escremin-Matte, liderada por Ronald Escremin, a esposa Jucirê e a cunhada Tiara Matte; Carolinne Matte Escremin e Fábio Cezar Haygert e a filha dele, a glamourosa Isabelle, minha neta; Claúdia de Cerjat Bernardes com a especialíssima Michelle de Cerjat, uma expert em comunicação social internacional; Szyja Ber Lorber e Rosilda; Luiz Julio Zaruch; Jane Maria Uhlike, representando o deputado Luiz Carlos Martins; Rubens Genaro, da direção da Garibaldi; jornalistas Odailson Spada, Diego Antonelli, Vinicius Sgarbe , Guilherme de Almeida Barbosa e Tupan, cujo blog movimenta parte de Curitiba; André Nunes, com a elegante Paula, a mãe, Iracema, e a avó Porcina, fieis acompanhantes da coleção Vozes do Paraná, meus bons amigos.

BERGER E MÔNACO

Também presentes: empresário e médico Alexandre Berger e esposa; o empresário Ottilio Mônaco, segundo vice-presidente da Fecomercio, responsável pela presença dos vinhos espanhóis da noite – Carlades – La Mancha -, um ponto à parte do coquetel; a geneticista da UNESP, Elizabeth Schmidt, com o pai, Walter; o ex-deputado e “guardador das ilhas do Paraná”, empresário vinicultor Renato Addur; o ex-presidente da ACP, Edson Ramón; o advogado Pedro Ferraz Paciornik; os desembargadores Rosane Andriguetto e Joatan Marcos Carvalho; Fernando Xavier Ferreira, ex-ministro das Comunicações e ex-diretor de Itaipu; o médico e compositor Iso Fischer; o “Serra Verde” Adonai Aires de Arruda; jornalista Fernando Scheller, de O Estadão; Marden Machado, a quem chamo de “crítico dos críticos”, pelo olhar agudo que tem sobre o cinema, o bom cinema. Hoje ele dirige o Cine Passeio e é um dos braços direitos do presidente do TJPR; o provedor da Casa dos Pobres São João Batista, professor e engenheiro Rafael Erico Pussoli, Hélio de Freitas Puglielli.

ANITA ZIPPIN

Com alegria enorme, reencontrei a escritora Anita Zippin, presidente da Academia de Letras José de Alencar, com o esposo, Geraldo. Anita pediu-me o autógrafo de um livro para o general Bonat, membro da Academia.

Claro que haverá falhas nessa relação, feita de pura memória. Mas espero que sempre terei tempo para corrigir omissões, no momento oportuno.

GRANDES PORTA-VOZES

Dentro da noite de lançamento de Vozes do Paraná 11, um momento singular foi o da diplomação de 12 novos Grandes Porta-Vozes do Paraná, reconhecimento do autor, das editoras e do Instituto Ciência e Fé, a nomes que já foram personagens do livro em edições anteriores. E que são autênticos Porta-vozes do Paraná de hoje. Por eles falou o mestre Mário Petrelli, presidente emérito da RIC de Comunicação; assim como pelos personagens do volume 11 falou o empresário de securitização Pedro de Paula Filho.

De todos os porta-vozes, um só ausente – mas representado pela sócia Gabriela -, o publicitário Cláudio Loureiro (em viagem ao exterior). Os demais foram: Carneiro Neto, vice-governador Darci Piana, Gláucio Geara, Hélio Gomes Coelho Junior, José Lucio Glomb, José Machado de Oliveira, José Dionísio Rodrigues, Mario Petrelli, Paulo Nauiack, Raul Anselmi Junior e Waldemiro Gremski.

FALA SAPIENCIAL

Petrelli fez um discurso curto, objetivo, com advertências sapienciais, especialmente sobre política. Foi, no entanto, exagerado em se referir a este jornalista, com elogios imerecidos. Aliás, o mesmo exagero cometido por meu amigo desembargador Xisto Pereira, a penúltima fala da noite. Assim como igual exagero fui nominado no elegante discurso de Pedro de Paula Filho (estava acompanhado de Ana Maria), presidente da Associação de Amigos do Hospital de Clínicas da UFPR.

Enfim, os amigos nos olham sob óticas do coração.

GRANDE HONRA

Gláucio Geara, presidente da ACP, comoveu-me com suas palavras de amizade e reconhecimento à minha história jornalística. Ao me entregar o diploma da Cidadania ACP, que me coloca ao lado de notáveis como o general Mourão, o vice-presidente; o presidente da Câmara, Rodrigo Maia; e o governador João Dória, dentre outros – deu relevo ao trabalho que desenvolvo de registrar a história do Paraná em tempo real.

Disse que me considerava a partir daquele momento como engajado no trabalho da ACP.

Clique aqui para ler a coluna completa do blog Aroldo Murá.