Hospital de Clínicas da UFPR

Em meio as muitas más notícias sobre o assustador aumento de infectados – e mortes – pela Covid-19 em Curitiba e no Paraná todo, surgem algumas alentadoras informações. Como a da exemplar testagem de seus cinco mil funcionários – pessoal de todos os níveis, incluindo enfermeiros e médicos – pelo Hospital de Clínicas da UFPR.

Foram testes de sangue para identificar possíveis infeccionados pelo coronavírus. No final da testagem amanhã (14), não se sabe se o HC divulgará os resultados.

O trabalho, exemplar, teve o apoio seguro – diria até mesmo fundamental – da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, presidida pelo empresário Pedro de Paula Filho, e com assistência de alguns braços
direito da entidade de utilidade pública.

Pedro de Paula Filho, presidente da Associação dos Amigos do HC (Foto Annelize Tozetto )

A Amigos do HC conta com quadro de 45 funcionários. “O HC  tem a população de uma cidade pequena, mas  problemas peculiares, únicos a serem resolvidos”, explica fonte da Associação.

“Tanto quanto a testagem”, uma médica do HC garantiu hoje à Coluna/Blog, “há outros motivos para a casa comemorar: com o funcionamento do Instituto de Medicina e Cirurgia e o Hospital Vitória, na CIC, agora  dedicados ao atendimento de pacientes da Covid-19,” houve grande alívio do Hospital de Clínicas.

A  UTI de Covid-19 do HC tem 66 leitos; estão ocupados 61 deles. Já a UTI geral do HC tem 84 leitos, sendo 69 são os ocupados.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Banda B.


Leia mais em www.aroldomura.com.br