Na tarde desta sexta-feira, 13, a Fiep lançou nota oficial desmentindo informações publicadas por meios de comunicação – a partir de notícia da coluna Radar, da revista Veja – segundo as quais haveria investigação do Gaeco, do Ministério Público do Paraná, na instituição.

Tais supostas investigações envolveriam o nome do presidente licenciado Edson Campagnolo.

O lamentável episódio, envolvendo a Fiep e o nome respeitável de Edson Campagnolo, é interpretado de vários ângulos. Os mais consistente deles, na minha opinião, os de que tem conotação e interesse político, em face de o presidente licenciado da Federação das Indústrias do Paraná ser um dos candidatos a vice da chapa de Ratinho Junior ao Governo do Estado.

“Fogo amigo”? Tudo é possível nessa batalha que apenas começa rumo a outubro.

Leia a íntegra da nota, seguir:

NOTÍCIAS FALSAS

“O Sistema Federação das Indústrias do Paraná repudia, com veemência, notícias falsas veiculadas pela imprensa, nesta quarta-feira (11), que afirmavam que seu presidente licenciado estaria sendo investigado por malversação de recursos da entidade. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), apontado como suposto responsável pela investigação, emitiu, nesta data, uma declaração que informa que não há qualquer procedimento aberto pelo órgão nesse sentido, conforme comprova o documento abaixo.

MOMENTO DAS “FAKE NEWS”

O Sistema Fiep lamenta profundamente que, no momento em que a sociedade se mobiliza para combater as chamadas “fake news” e seus efeitos nocivos, um veículo de reputação nacional tenha divulgado a notícia falsa sem a devida averiguação dos fatos. Informa, ainda, que todas as medidas judiciais cabíveis serão aplicadas contra os responsáveis pela disseminação dessa informação e qualquer outro veículo que reproduza a notícia.

TRANSPARÊNCIA ABSOLUTA

Por fim, o Sistema Fiep reitera que a transparência é uma prioridade absoluta para a entidade. Além de prestar contas a órgãos como Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU), na gestão da atual diretoria foram implantadas diversas ferramentas de gestão justamente para aumentar o controle e a transparência na aplicação de seus recursos. O Sistema Fiep conta também com uma Auditoria Interna e Interna e uma Gerência de Riscos e Compliance, além de ter suas demonstrações contábeis analisadas por auditores independentes.

NOTA DO GAECO:

96-DECLARAÇÃO-GAECO-1

Fac-símile da nota do Gaeco pode ser vista, junto com a nota da Fiep, no site: http://agenciafiep.com.br/2018/07/13/sistema-fiep-repudia-noticias-falsas-veiculadas-na-imprensa/
Leia a coluna completa, aqui

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Fiep, com depoimento do Gaeco, desmente “fake news” da revista Veja

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.