Fechou o histórico restaurante Florestal, do bairro Demarchi, em São Bernardo do Campo. Mas Santa Felicidade continua procuradíssima. É parte da cultura sulista…

Restaurante Florestal, de São Bernardo: fechado

Marcos Nogueira é colunista de culinária da Folha de São Paulo. Escreve a coluna “Cozinha Bruta”, cuja primeira edição deste ano tratou da “extinção do frango com polenta”, a partir da informação do fechamento do restaurante Florestal, de São Bernardo do Campo, SP.

Era o último especializado – diz – em frango com polenta que ainda operava no bairro Demarchi.

 

TEMPOS DE OURO

O colunista lembra a época de ouro do frango com polenta, em meados do século passado, quando multidões acorriam aos salões do Florestal, do São Francisco e São Judas para, além do frango com polenta, refestelarem-se com sopa de capelete, maionese, massas, risoto de miúdos de frango. Eram especialidades típicas de origem vêneta, como é boa parte da população paulista.

Trata-se de comida feita pelos camponeses vênetos, modelo transplantado com sucesso para o Brasil, a terra que milhões deles escolheram.

 

MADALOSSO

No fim da coluna, Nogueira refere-se ao Madalosso de Curitiba, como “o maior restaurante do Brasil, um espécime especializado com frango com polenta”. Faz comentário tipo àquele, que o restaurante não valeria uma viagem a Curitiba.

O que Nogueira precisa saber é que essa comida vêneta, como a do Madalosso, servida em diversos restaurantes em Santa Felicidade, nunca esteve tão ativa e procurada como nos últimos anos. Sua clientela é formada por turistas e “bichos do Paraná”. Milhares/dia.

CULTURA SULISTA

Por último, mas não menos importante, é oportuno que Nogueira entenda o frango com polenta não como “cafonice” diante de cardápios requintados que ele expõe e louva.

O cardápio vêneto é, sim, parte da cultura sulista, está no Paraná e em cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É um dos traços da cultura popular que o senhor Nogueira deveria considerar.

Para ler a coluna completa do Blog Aroldo Murá, clique aqui.