Jubal Dohms (foto por Sonia Lyra)

Futuro monge, o conferencista Jubal Dohms é referencial sobre a religião budista no Paraná, estado que reúne 10% do total de budistas do Brasil

Jubal Sergio Dohms, 63, graduado em inglês, com larga experiência na edição de jornais e revistas, conferencista, especialista em artes gráficas, escritor, poeta e artista plástico, é cada vez mais uma referência em Curitiba quando se procuram informações e orientações sobre o Budismo.

Expert nessa filosofia (que alguns chamam de religião também), Jubal é mestre na arte de traduzir essa realidade que assume grande relevância no mundo ocidental, especialmente no mundo artístico e quadros intelectuais. A ele caberá ministrar as 10 aulas, ao longo de semanas, do Primeiro Curso de Budismo de Curitiba, a partir de 3 de março, terça-feira.

Jubal, que em breve será ordenado monge por uma das ordens budistas, reconhece que poucos aprofundam-se de fato no conhecimento dessa pregação filosófico-espiritual, que hoje deve reunir não mais que 230 mil adeptos formais. No Paraná estão 10% deles; São Paulo e RJ são os dois estados que capitaneiam a presença de budistas no país.

PROCURANDO TRANSFORMAÇÃO

Jubal Sergio Dohms explica que “Budismo é uma filosofia de vida baseada nos ensinamentos deixados por Shakiamuni, o Buda histórico, que viveu aproximadamente entre 563 e 483 a.C. na Índia, numa região onde hoje é o Nepal.”!

ESTILO DE VIDA

Observa ainda:

– O budismo original é um estilo de vida não-sectário, que pode ser seguido por qualquer um, mesmo por aqueles que se denominem ateus ou que sejam praticantes de qualquer outra religião.

O Curso que Jubal ministrará é idealizado pelo monge Akiyoshi Oeda, e uma realização do Templo Budista Jodoshu Nippakuji de Curitiba. É oferecido para todos aqueles que tenham interesse em adquirir autoconhecimento e ter experiência de transformações para uma vida mais plena.

APENAS 10 ENCONTROS

Serão 10 encontros, de março a dezembro, quase sempre nas primeiras terças-feiras do mês, às 19h30, no Otera. Cada módulo será de 1h10, aproximadamente; e para quem puder e quiser, mais 20 minutos de uma roda de questionamento e debates.

As datas das aulas:

1ª) 3 de março (1ª terça)

2ª) 7 de abril (1ª terça)

3ª) 5 de Maio (1ª terça)

4ª) 2 de Junho, (1ª terça)

5ª) 7 de Julho (1ª terça)

6ª) 4 de Agosto(1ª terça)

7ª) 15 de Setembro (3ª terça)

8ª) 6 de Outubro (1ª terça)

9ª) 3 de Novembro (1ª terça)

10ª) Dezembro, dia 8 (2ª terça)

 

TRÊS PONTOS ALTOS

O conteúdo é centrado nas Três “Joias”: A importância do Buda – o Iluminado –; do Dharma – o conjunto de ensinamentos, sutras e preceitos; e da Sanga – as cerimônias, práticas e ritos da comunidade de seguidores do Caminho do Meio.

A HISTÓRIA DO BUDA

Jubal diz ainda:

– Apreciaremos a história do príncipe Sidarta Gautama, suas buscas e sua compreensão. Também estudaremos os votos de Buda Amida e as qualidades de sua Terra Pura. Nosso oriente será o Budadarma, a compilação dos ensinamentos que nos chegaram do páli (o idioma que Buda falava), do chinês (que abrigou um grande avanço na preservação e entendimento dos documentos) e do sânscrito (a linguagem culta da época no Oriente, como foi o Latim no Ocidente). Além de ampla bibliografia dos renomados autores do budismo, do acervo do professor.

 

EM CADA MÓDULO

Cada módulo abordará três diferentes temas (um ensinamento, uma prática do dia a dia e uma vivência de Atenção Plena) numa dinâmica ágil e leve, cerca de 20 minutos por tema, de modo a motivar a participação de todos e não cansar ninguém.

 

JUBAL, O FACILITADOR

O facilitador, professor Jubal Sergio Dohms, é discípulo de Oeda sensei no caminho de monge. Participou do primeiro Curso Gojusoden da Terra Pura no país.

Estudioso apaixonado pela cultura oriental, Jubal é especialista em Psicologia Analítica e Religião Oriental e Ocidental pelo Ichthys Instituto; estudou Psicologia Budista e Meditação Original Mindfulness com Vitor Caruso, ordenado leigo da Ordem Interser; participou do Encontro Mindfulness Uma Alquimia do Século XXI, com Carlos Harnmath, médico psiquiatra, neurologista, físico e analista junguiano; estudou meditação em diversos momentos, fez aulas com Bruno Davanzo do CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatva), com Enio Burgos da Associação Meditar; participou de diversos retiros, entre eles o Vipássana de 10 dias. É da Diretoria do Instituto Ciência e Fé – Fidelis et Constans, de Curitiba.

CERTIFICAÇÃO

Importante observar: certificado será emitido, de 12 horas, para quem participar de 80% das aulas.

Valor de Retribuição: livre, para o curso e as apostilas, conforme a possibilidade e a generosidade de cada um.

Endereço: Rua Coronel Manoel Alves do Amaral, 238, Jardim Social, 82520–340, Curitiba – PR

Contato: Monge Oeda (41)9991.0081 (WhatsApp) e (41)3014.6268

e-mail: [email protected]

Clique aqui para ler a coluna completa do Blog Aroldo Murá.