Isac Baril e Szyja Ber Lorber: contra a barbaridade da juíza…

Uma das entidades que mais batalham no mundo pelo Direitos Humanos, a B’Nai B’rith, que no Estado reúne a comunidade judaica divulgou nota de profundo repúdio à decisão condenatória a um réu, a quem a Juíza Zarpelon considerou digno da pena de prisão por ser negro.

O presidente da entidade no Paraná é o jornalista Szyja Ber Lorber. A nota foi divulgada com a assinatura também do presidente do Centro Israelita do Paraná, Isac Baril. Confira:

Nota oficial

“A Confederação Israelita do Brasil (CONIB), a Federação Israelita do Paraná e a Loja Chaim Weizmann da B’nai B’rith do Paraná, filiada à B’nai B’rith Brasil e Internacional – a mais antiga instituição de Direitos Humanos do mundo – somam-se à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná, juntamente com suas comissões da Advocacia Criminal e da Igualdade Racial, na manifestação de sua preocupação com recente decisão judicial proferida pelo Juízo da 1ª Vara Criminal de Curitiba que fez menções negativas e preconceituosas a respeito da cor da pele de um cidadão, vinculando tal característica como fator inerente à sua conduta social.

Em se confirmando o inaceitável racismo, após assegurado o direito de defesa da prolatora da referida decisão, estaremos diante de evidente ofensa aos enunciados da Lei nº 7.716/1989 e da Lei nº 12.288/2010, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial, com inegável ferimento do princípio constitucional da igualdade e da não discriminação por cor, etnia, religião e identidade de gênero. Qualquer intolerância jamais deveria fundamentar decisões judiciais.

O racismo deve ser sempre condenado quaisquer que sejam as esferas da sociedade. A repulsa por conduta que visa discriminar pessoas está no âmago de todas as instituições que defendem a igualdade de direitos, o fim do preconceito e do racismo, que não deveriam mais sobreviver na Humanidade.”

Curitiba, 13 de agosto de 2020

Fernando Lottenberg
Presidente da Confederação Israelita do Brasil

Isac Baril
Presidente da Federação Israelita do Paraná

Szyja Ber Lorber
Presidente da B’nai B’rith Paraná

 

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Banda B.


Leia mais em www.aroldomura.com.br