O oncologista Cícero de Andrade Urban vem confirmando neste 2019 aquilo que sabemos dele há anos: é o médico paranaense – e acadêmico de Medicina – com mais amplo trânsito internacional.

O coordenador do Curso de Medicina da Universidade Positivo, orientador de estagiários de diversos países no Hospital Nossa Senhora das Graças, ministrou, por exemplo, em recente final de semana, um curso de Cirurgia Reconstrutiva da Mama em La Coruña, Espanha, a convite do maior nome da cirurgia oncoplástica espanhola, professor Benigno Acea Nebril.

Cícero Urban e o professor Benigno Acea Nebril, em La Coruña

O Curso atraiu alunos de doze países da Europa.

Como Cícero Urban, Benigno Acea Nebril é também Professor de Bioética.

BIOÉTICA E SGRECCIA

Ao retornar a Curitiba, na semana passada, Cícero tomou conhecimento da morte do cardeal Elio Sgreccia, um dos pioneiros no ensino da Bioética na Europa, e autor do primeiro manual sobre a especialidade naquele continente. Trata-se de manual que serviu de base para a Bioética Personalista, linha que tem como fundamento a pessoa humana em todas as suas dimensões: física, psicológica e espiritual.

Cícero Urban foi discípulo de Sgreccia: fez pós-graduação no Instituto de Bioética da Universidade Católica do Sagrado Coração, em Roma, da qual o bioeticista era o diretor da acatada instituição.

Leia coluna completa no blog Aroldo Murá