Empresa especializada, sede nos Campos Gerais, organiza safaris para a África

Ants – South Africa

 

A família do Paulo Junqueira Arantes, natural de Aiuruoca, Minas Gerais, sempre foi dedicada ao mundo dos cavalos, afinal foi lá que nasceu a raça Manga Larga Marchador. Paulo viveu sua infância entre os cavalos em fazendas dos seus avôs no interior paulista e mineiro e aprendeu a gostar e a ter intimidade com os animais. Jovem, ao fazer uma viagem de intercâmbio nos Estados Unidos, teve a oportunidade de cavalgar de forma organizada no Texas e no Wyoming e perceber as oportunidades do turismo equestre.

DESTINOS INTERNACIONAIS

Continuou a realizar viagens a cavalo percorrendo várias regiões do Brasil e alguns destinos internacionais como Abu Dhabi, África do Sul, Austrália, Argentina, Botsuana, Canadá, Chile, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Hungria, Índia, Itália, Jordânia, Mongólia, Namíbia, Nova Zelândia, Peru, Polônia, Portugal, Turquia, Uruguai e Zimbábue.

TURISMO EQUESTRE EM ALTA

Em 2003 criou a agência de turismo equestre Cavalgadas Brasil que oferece roteiros para quem quer conhecer os melhores destinos para cavalgadas no Brasil e no mundo. Assim, da sua base, em São Luiz do Purunã, organiza safaris na África, Turquia, Índia, Mongólia, Patagônia, Colorado (EU), Pantanal, Aparados da Serra e em cidades históricas de Minas.

AMAZONA DINAMARQUESA

Seus clientes dizem onde desejam cavalgar e ele organiza todos os detalhes do percurso. Recentemente atendeu a uma amazona dinamarquesa, que pertence ao corpo da guarda montada da rainha da Dinamarca. Sob a tutela do Paulo passeou pelas belíssimas paisagens dos Campos Gerais.

SAINT HILAIRE

É comum atender europeus que fazem pedidos para organizar passeios pela Patagônia, Austrália e o interior da Mongólia. Muitos vêm para conhecer as belezas dos Campos Gerais, cantado como um dos lugares mais aprazíveis da terra por August Saint-Hilaire em sua passagem pelo Paraná entre 1816 e 1818.

Paulo é membro do Long Rider’s Guild, entidade inglesa que reúne “Cavaleiros de Longo Percurso” – http://www.thelongridersguild.com/ – e é um dos fundadores do Instituto EquusBrasil – http://www.equusbrasil.com.br.

LIVROS ESPECIAIS

Paulo mantém um site sobre o assunto – https://www.cavalgadasbrasil.com.br – e é também editor de livros sobre o mundo equestre. No momento está editando dois livros: um em inglês, visando o mercado internacional, sobre a tradição equestre da Índia, afinal foram os hindus que inventaram o estribo. A edição vai mostrar a história dos cavalos neste país com antigas ilustrações cedidas pelo museu do cavalo local.

MULHERES DE 45 ANOS

O outro livro aborda a paixão de algumas mulheres brasileiras sobre a arte da equitação. No brasil, diz Paulo – o grande público de passeios a cavalo são as mulheres com mais de 45 anos e da grande São Paulo.

(colaboração: Eloi Zanetti)

Para ler a coluna completa do blog Aroldo Murá, clique aqui.