Ao longo de 11 anos, o livro “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses” vem oferecendo à comunidade abrangente perfis biográficos de 255 paranaenses, homens e mulheres aqui nascidos ou que escolheram o Paraná para viver e dele fazer parte, gente com marcas especiais em várias áreas do conhecimento.
Em 2018, ao celebrar o primeiro decênio de publicação deste livro que registra parte da história paranaense em tempo real, resolvemos celebrar a efeméride também com a entrega do diploma “Grandes Porta-Vozes do Paraná”, que chega agora à segunda edição.

Os nomes a serem diplomados este ano, em 12 de agosto, na Sociedade Garibaldi (durante o lançamento de Vozes do Paraná 11) têm em comum, como os de 2018, o fato de terem ocupado as páginas da coleção de livros “Vozes do Paraná” ao longo dos anos. São nomes que se impõem no Paraná por suas vidas e obras singulares. Escolhê-los foi difícil, entre tantos outros notáveis que ficaram para futuras diplomações.

Antonio Carlos Carneiro Neto – Jornalista

A larga visão de Carneiro Neto sobre o futebol paranaense, de forma particular, consolidou-o como expert na área. Seu trabalho, muito de jornalista, de etnógrafo e antropólogo, está definitivamente na história do Paraná. Leia no volume 1.

Claudio Loureiro – Publicitário

Refinado culturalmente, Claudio Loureiro é um respeitável colecionador de artes plásticas e tem como interlocutores, mundo afora, gente do nível de Paulo Coelho, Jaime Lerner e Fernando Henrique Cardoso. Sua agência de propaganda, a Heads, é a maior do Brasil de capital absolutamente nacional, e sua presença faz dela um paradigma publicitário. Leia no volume 10.

Darci Piana – Empresário e vice-governador do Paraná

Liderança empresarial absolutamente consolidada em nível local e nacional, o presidente da Fecomércio-PR impõe-se no universo da administração pública como vice-governador do Estado. É feliz consórcio da atividade pública e privada. Leia no volume 4.

Gláucio De Mio Geara – Empresário e presidente da ACP

O mundo dos negócios paranaenses é indissociável da biografia de Gláucio De Mio Geara, presidente da Associação Comercial do Paraná. A defesa que exerce das grandes causas paranistas e sua acuidade para as grandes questões nacionais fazem dele um raro e inquieto Porta-Voz. Leia no volume 10.

Helio Gomes Coelho Jr – Advogado e presidente do Colégio dos Presidentes dos Institutos de Advogados do Brasil

Professor de Direito na PUCPR, Helio Gomes Coelho Jr está no comando de uma das mais acatadas bancas advocatícias de Curitiba. Seu nome hoje tem acústica nacional, pela coerência com que defende o homem e seus direitos fundamentais, iniciativa privada, bem como a liberdade de imprensa. Preside o Colégio dos Presidentes dos Institutos de Advogados do Brasil. Leia no volume 10.

José Lúcio Glomb – Advogado e ex-presidente da OAB-PR

José Lúcio Glomb, liderança suave com enorme capacidade de aglutinação, presidiu a OAB do Paraná e, por diversas vezes, o Instituto dos Advogados do Paraná. Comandante de respeitável banca em Curitiba e São Paulo, é a voz consolidada na defesa de causas do Paraná. Espírito cristão domina suas ações, com apoio notável a obras sociais. Leia no volume 6.

José Machado de Oliveira – Advogado tributarista

Numa sociedade em constantes mutações, José Machado de Oliveira é a alma e o comando final do notável Prolik Advogados. Tributarista referencial, empresas e empresários se socorrem de seu know how jurídico. Leia no volume 8.

José Dionísio Rodrigues – Publicitário

De Portugal, José Dionísio Rodrigues trouxe, ainda criança, alma e corpo sedentos de prestar serviços e desvendar caminhos. Fundou e lidera a Opus Múltipla (Grupo OM de Comunicação), um dos fortes complexos de comunicação e serviços no Paraná. Tipo humano de simpatia irradiante faz dele o grande vendedor publicitário para empresas de todos os portes. Leia no volume 4.

Mário Petrelli – Empresário e fundador do Grupo RIC

Mário Gonzaga Petrelli é a memória viva de fundamentais momentos da vida política brasileira no século 20. Empresário desde sempre, ao fundar o Grupo RIC de Comunicação, apenas confirmou o antigo compromisso que tinha, como segurador, com as grandes causas do Paraná, de Santa Catarina e do Brasil. Leia no volume 10.

Paulo César Nauiack – Vice-presidente da Fecomércio PR

Segundo vice-presidente da Fecomércio-PR, liderança inconteste no universo da representação comercial do Estado, Paulo César Nauiack fez da atividade comercial sua profissão de fé e vida. Está presente também no apoio a grandes iniciativas da vida pública curitibana. Leia no volume 9.

Raul Anselmi Jr – Cirurgião oncologista

Doutor em Medicina é um título importante. Mas Raul é mais conhecido pela “especialidade” com que enfrenta os tumores de alta complexidade.

Sua importância nesse terreno atrai ao Hospital Nossa Senhora das Graças e à Oncoclínica de Curitiba clientela de todo o Brasil. É conhecido pela dose de espiritualidade com que atua nos momentos cirúrgicos. Leia no volume 5.

Waldemiro Gremski – Professor e reitor da PUCPR

De Serrinha, pequeno distrito de Contenda (PR), Waldemiro Gremski lançou-se ao mundo para seu grande projeto de formação de doutorado e pós-doutorado em Biologia (especialidade em Câncer) em instituições como o Institut Karolinska, da Suécia. Hoje, comanda o enorme processo de renovação e expansão da PUCPR, que rankings internacionais, como o THE de Londres, colocam entre as melhores do país. Leia no volume 1.