Líder de mercado entre as universidades particulares na cidade de Curitiba, a Universidade Positivo tem mais de 30 anos de tradição em formação superior e torna-se a 17ª instituição a formar a Cruzeiro do Sul Educacional (considerando Colégios e IES); Cruzeiro do Sul Educacional chega presencialmente ao estado do Paraná para dar continuidade ao seu plano de expansão; valor da aquisição não foi divulgado.

São Paulo, 05 de dezembro de 2019 – A Cruzeiro do Sul Educacional, quinto maior grupo de ensino do país*, acaba de anunciar a aquisição** de uma das universidades de maior relevância no Brasil, a Universidade Positivo.

Com mais de três décadas de história, a Universidade Positivo é referência em ensino superior entre as IES do estado do Paraná e uma marca de reconhecimento nacional. Atualmente, possui 1.650 colaboradores e 30 mil alunos, destes 23 mil na modalidade presencial, distribuídos em oito campi: um em Londrina e sete na cidade de Curitiba, onde fica o campus Ecoville, considerado um dos mais modernos e completos do País.

Seu portfólio possui 62 opções de cursos de graduação, como Medicina e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, além de dezenas de cursos de Especialização e MBA’s.

No site da Cruzeiro do Sul S/A, anúncio sobre a Universidade Positivo

Segundo o presidente da Positivo Educacional, Lucas Guimarães, com este movimento, o Grupo Positivo encerra a reorganização do seu portfólio de atuação. “Com este acordo, encerramos um relevante movimento de redefinição do nosso portfólio, que ocorre com o objetivo de priorizar foco e investimentos nas nossas demais áreas de atuação, especialmente nas nossas frentes de Ensino Básico. Poderemos concentrar mais esforços em realizar novas aquisições e investir na qualidade de nossa rede de escolas”, explica. “Em todas as IES que adquiriu até hoje, a Cruzeiro do Sul apresentou um histórico consistente de melhoria de performance acadêmica, segundo os indicadores do próprio MEC. A venda da UP foi uma decisão dificílima, mas dado o alinhamento de valores e a priorização da qualidade acadêmica, estamos confiantes de que a UP estará em boas mãos”, completa.

A Universidade Positivo passa a ser a 12ª instituição de ensino superior a integrar o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, que, com o ensino presencial, já atua nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba e Distrito Federal, além de estar presente em todo o país e no Japão por meio do Ensino a Distância.

Com a aquisição, a Cruzeiro do Sul Educacional passa a atender cerca de 350 mil alunos e a contar com mais de 9.100 colaboradores, por meio de 17 instituições presenciais de educação básica e ensino superior nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte-Nordeste.

“Esta potencial aquisição é resultado do sucesso da Cruzeiro do Sul Educacional em um dos processos mais competitivos e disputados dos últimos anos no setor, no qual o posicionamento de qualidade que priorizamos em nossa atuação foi determinante para o fechamento do negócio”, afirma Fábio Ferreira Figueiredo, Diretor de Planejamento da Cruzeiro do Sul Educacional. “A Universidade Positivo é uma marca regional muito forte. Ela traz grande potencial de crescimento à Cruzeiro do Sul Educacional, inclusive no ensino a distância e na área médica.”, completa o executivo.

De acordo com as avaliações do MEC (Enade e Conceito Preliminar de Curso – CPC), diversos cursos da Universidade Positivo são destaques no país como Direito, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, entre outros. Além de obter destaque em pesquisa com cinco programas de mestrado e quatro de doutorado, indicadores que com certeza traduzem a relevância de uma marca regional de alta qualidade e reconhecida em seu mercado.

Na Educação a Distância, são dez opções de cursos de graduação, como o de Empreendedorismo, em 79 polos EAD em mais de 16 estados do país. Com a aquisição da Universidade Positivo, a Cruzeiro do Sul Educacional passa a ter mais de mil polos em todo o Brasil, estabelecendo-se entre as maiores redes na modalidade no país.

“Este é mais um momento importante para nós, pois é a segunda grande aquisição contratada da Cruzeiro do Sul Educacional em 2019, sendo que em 2018 também realizamos aquisições representativas. Estamos chegando a regiões do Brasil aonde não atuávamos no ensino presencial, sempre priorizando a qualidade de ensino e respeitando a história e a tradição regional de cada instituição adquirida”, explica Figueiredo.

A integração da Universidade Positivo seguirá a mesma estratégia de processos anteriores, com aquisição e expansão do EAD e também o incremento dos investimentos visando à contínua melhoria dos processos e à modernização da infraestrutura e dos recursos tecnológicos. Além da preservação da cultura regional, respeitando os valores da instituição e potencializando a força dela como polo estudantil de referência na região.

A Universidade Positivo se junta a outras marcas da Cruzeiro do Sul Educacional como o recém-adquirido Centro Universitário Braz Cubas** (SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (DF), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (PB), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (RS), Cesuca – Faculdade Inedi (RS), Universidade Cruzeiro do Sul (SP), Universidade Cidade de São Paulo – UNICID (SP), Universidade de Franca – Unifran (SP), Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (SP), Faculdade São Sebastião – Fass (SP), Centro Universitário Módulo (SP), além dos colégios de educação básica e ensino técnico: Colégio Cruzeiro do Sul (São Paulo/SP), Colégio Alto Padrão (Franca/SP) Colégio São Sebastião – Centro (São Sebastião/SP), Colégio Itu (Itu/SP) e Colégio Salto (Salto/SP).

*Posição de mercado com base na quantidade de alunos ativos.

**A finalização da transação ainda está sujeita à aprovação do CADE e ao cumprimento de condições precedentes de praxe.

(Assessoria de Imprensa)

-o-o-o-o-

SOBRE A CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL

A Cruzeiro do Sul Educacional S/A, um dos mais representativos grupos educacionais do País, reúne instituições de ensino superior academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como a Universidade Cruzeiro do Sul (SP), Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (SP), Universidade de Franca – Unifran (SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (DF), Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (SP), Faculdade São Sebastião – FASS (SP), Centro Universitário Módulo (SP), Faculdade Cesuca (RS), Centro Universitário FSG (RS) e Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (PB), além de colégios de educação básica como Colégio Cruzeiro do Sul (São Paulo/SP), Colégio Alto Padrão (Franca/SP) Colégio São Sebastião – Centro (São Sebastião/SP), Colégio Itu (Itu/SP) e Colégio Salto (Salto/SP).

Atualmente, contabiliza mais de 350 mil alunos distribuídos no ensino básico, graduação, pós e extensão nas modalidades presencial e a distância, além de 9.100 professores e funcionários administrativos.

Visite: https://www.cruzeirodosuleducacional.edu.br/

Clique aqui para ler a coluna completa do Blog Aroldo Murá.