Imagens registradas pelo Corpo de Bombeiros e pela Banda B mostram um dos quartos da Casa do Estudante Universitário (CEU) completamente destruído após ser atingido por um incêndio neste sábado (9), no Centro de Curitiba. Dois jovens, de 24 e 26 anos, ficaram feridos e foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo a corporação, as chamas se concentraram em somente um apartamento, mas a fumaça atingiu outros três. As equipes usaram quatro caminhões e uma plataforma no combate ao incêndio. As vítimas sofreram escoriações e inalaram fumaça durante o incêndio. Ambas foram encaminhadas a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e deverão permanecer em observação. A rua Luiz Leão foi totalmente bloqueada pela Superintendência de Trânsito (Setran) e Polícia Militar.
“Fizemos o combate e conseguimos conter o incêndio em um único apartamento. A gente não tem a certeza para afirmar, mas eles tinham dentro do apartamento um forno, um micro-ondas e uma geladeira. Pode ser que tenha ocorrido um curto-circuito na rede. Cada apartamento tem cerca de 20 m² ou 25 m², e o incêndio ficou restrito a um deles”, afirmou o capitão Cruz, do Corpo de Bombeiros.
De acordo com a corporação, a princípio a estrutura do prédio não foi comprometida. Todos os moradores foram evacuados do prédio. “Foi na minha ala. Tinha bastante fumaça e tentamos evacuar o prédio o mais rápido possível. Ainda bem que nós tivemos treinamento de incêndio há alguns dias. Senão, acho que não teríamos essa agilidade na hora do incêndio”, disse a moradora Lívia Pinheiro à Banda B.
Segundo ela, o cenário no local “foi bem aterrorizante”. “As chamas se alastraram muito rápido. Estava pegando fogo nas camas e pertences das pessoas. Acabou pegando fogo na parte elétrica. Ainda bem que está todo mundo bem”, acrescentou.
“Muita gente correndo, gritando, e as meninas que viram primeiro começaram a avisar e a sair correndo. Quando chegou no grupo, aí sim todo mundo correu e começou o alarme. Nós estamos em uma semana em que o alarme está sendo testado e ficamos na dúvida se era pra sair ou não”, disse Emily Eduarda.
Camila Calaudiano, vice-presidente da CEU, disse à Banda B que o sistema de incêndio do prédio está passando por readequação e tem provocado vários acionamentos do alarme nos últimos dias. “Inclusive disparou hoje, por volta das 6h da manhã, mas não era fogo. Pegou fogo em cima do quarto em que eu moro. Uma moradora que estava ali não soube explicar a razão do incêndio”, explicou.
A Fundação Casa do Estudante Universitário completa 77 anos no próximo dia 11 e é mantida financeira e administrativamente pelos próprios estudantes que vivem no local. A CEU atende estudantes de graduação, pós-graduação, cursinhos pré-vestibulares e do ensino técnico pós-médio de vários estados do país.
As causas do incêndio deverão ser investigadas.
📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.




